A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO EM LIBRAS DO(A) PROFESSOR(A) OUVINTE NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DO ALUNO SURDO E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE LIBRAS E DE PORTUGUÊS ESCRITO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O estudo aborda a importância da capacitação/formação em Língua Brasileira de Sinais de professores ouvintes para a educação de Surdos no ensino regular pautada no prisma do bilinguismo; apresenta metodologias e sugestões de atividades para o ensino de Libras como L1 e Língua portuguesa como L2 a Surdos nos anos iniciais do ensino fundamental; tem sua metodologia de execução estruturada em um levantamento bibliográfico de cunho exploratório com abordagem qualitativa que discute os resultados por meio de análise de conteúdo.
Os resultados demonstraram que os prejuízos causados à formação escolar de indivíduos surdos, se dão em virtude de pouca ou nenhuma qualificação em Libras dos professores da sala comum e/ou de metodologias de ensino inadequadas à sua condição. Palavras-chave: Capacitação em Libras. Bilinguismo. Libras como L1. Língua portuguesa como L2. Key-words: Training in Pounds. Sendo assim, é importante, também, como forma de incentivo a esta prática, ressaltar que: 2.1.1. A Linguística, e o ensino da língua materna - Brasil Escola.
A falta de habilidade com a língua portuguesa em todos os seus aspectos, manifestados em alunos pertencentes aos diversos níveis, continua provocando preocupações e discussões entre professores e estudiosos da língua materna.
Discursos que se baseiam no seguinte questionamento: por que falantes da língua materna não têm familiaridade com a mesma? ... a questão da transformação das práticas, métodos e conteúdos escolares estão em pauta desde de que a escola deixou de ser, no plano do embate político, ainda que não de fato, um privilégio de um segmento social para se tornar um direito de todos. (Brito, 1997:99) Durante algum tempo, atribuiu-se à dificuldade de compreensão e produção, a falta de domínio em relação às regras gramaticais de uso da língua; priorizou-se o ensino gramatical mas o problema continuou existindo. Não pare agora... Livros que todo aluno de ensino médio deve ler - Literatura - Colégio Web.
A leitura muitas vezes é subvalorizada em muitas culturas (o nosso país se enquadra neste patamar), poucas pessoas têm o hábito de ler e desconhecem seus benefícios, que melhoram a oratória, a escrita, e muitos destes livros instigam ao pensamento crítico.
Na fase dos vestibulares, vários títulos são fundamentais para estas provas e em sua maioria são clássicos de nossa literatura como: O vestibular não deve ser o único motivo para os jovens lerem, existem outras opções de clássicos mundiais que vão desde Oscar Wilde até Miguel de Cervantes, eis alguns títulos: O Grande Gatsby, de F. Outro nicho muito explorado atualmente por vários autores é o “futuro distópico”, onde jovens devem sobreviver sobre diversas condições precárias, com regimes autoritários; estas obras são voltadas para o público jovem. Dessa nova leva, vários passam de simples histórias contendo críticas à nossa sociedade como: Jogos Vorazes de Suzzane Collins, que crítica a espetacularização da violência como entretenimento. Contextualizando o ensino da gramática por meio da arte - Educador Brasil Escola. Posicionamentos diversos se manifestam quando o assunto se refere à concepção que se tem acerca do ensino da gramática.
Nesse sentido, cabe ressaltar que tal diversidade muitas vezes se demarca muito mais por aspectos de ordem negativa que positiva. Assim, dizeres parecem se misturar, nos quais a predominância pende para algo mais ou menos do tipo: “estudar gramática é muito chato”; “aprender aquelas regras é insuportável”; “detesto Português”, e assim por diante. Mudanças nesse quadro são necessárias, sobretudo pela importância de fazermos bom uso da língua que falamos, valorizando-a em todos os seus aspectos.
Propor metodologias distintas, no sentido de buscar meios mais eficazes de fazer com que o ensino se concretize, é, por excelência, uma das incumbências atribuídas a todo educador. Quanto ao ensino da gramática, a situação não é diferente. A começar por uma letra musical, intitulada “Máscara”, da cantora Pitty, cujos fragmentos assim se evidenciam: Não pare agora... Atividades de leitura: 6 dicas para incentivar seus alunos. 4 min de leitura Atividades de leitura: a oralidade, a escrita e a leitura são os três eixos norteadores da alfabetização, a qual vai muito além de mostrar como ler e escrever a uma criança — significa, também, ensiná-la a compreender o que foi lido e a fazer uso da palavra.
Nesse sentido, desenvolver atividades de leitura em sala de aula é importante não só para ensinar o aluno a gostar de ler e escrever, mas também para a evolução de seu aprendizado e para conectá-lo a realidade, permitindo-o, assim, compreender o seu contexto. Sabemos, porém, que às vezes é difícil despertar o interesse da turma pelas palavras. Com isso em mente, vamos citar e explicar 6 dicas de dinâmicas para que você consiga incentivar os seus alunos a leitura. Acompanhe! 1. A literatura, por si só, é uma ótima ferramenta para estimular o entusiasmo do aluno pela leitura e escrita. Uma sugestão é a dramatização do texto após a interpretação. 2. 3. 4. 5. Col Alf.Let. 14 Escolha Livro Portugues. BNCC EI EF 110518 versaofinal site. Dicas de como planejar suas aulas. Porque nao ensinar gramatica escola. MARLISON SOARES GOMES.