We are more familiar with the thermodynamic concept of entropy, which refers to the disorder-related function of a given system associated with energy degradation.
Everything about energy consumption and dissipation is therefore explained by the Entropy Law which governs the physical world. But it is not recent that the inapplicability of the Entropy Law is discussed to describe what happens in the biological world. In trying to bring the concept of entropy into dialogue with living systems, great scientists concluded that there was a need to describe a complementary tendency. For the mathematician Fantappiè (1942), if on the one hand entropy has brought the understanding that all concentrated energy in the universe tends to dissipate, simplify and dissociate, syntropy manifests itself by forming structures, increasing differentiation and complexity, as with life.
That is, while the entropy disperses, syntropy concentrates. Agenda Gotsch – Site oficinal de Ernst Göstch. Ernst Götsch: The creator of the real green revolution - Believe Earth. Ernst Götsch’s farm, in Piraí do Norte in the South of Bahia, Brazil, is named Olhos D’Água (Tears in the Eyes).
Agricultura Sintrópica: Preparo do solo para aquisição de sementes/mudas. Sintropia. Life in Syntropy. Uma vida pela regeneração da floresta. Aula prática completa de Agrofloresta com o Mestre Ernest. Agroflorestar, Semeando um mundo de amor, harmonia e fartura. O que é Agricultura Sintrópica? Prof. Marcio Armando. Vamos plantar água? Água se planta com agroflorestas. Em períodos de secas, queimadas e clima insalubre devido a baixa umidade do ar e a fumaça dos incêndios, ocasionando um desastre ambiental de proporções catastróficas para o Brasil e o mundo é mister lembrar as lições de Ernst Götsch e as suas amadas e benfazejas agroflorestas.
Ernst Götsch nos mostra que agroflorestas são agroecossistemas semelhantes aos sistemas naturais: “a vida não conhece tempo, conhece fluxo.” Observando esta premissa ecossistêmica recupera solos degradados, sem insumos de fora, ao contrário da “revolução verde” e do modelo insustentável do agronegócio latifundiário e da monocultura. A agrofloresta evita ciclos anti-ecológicos com desarmonia inoportuna. O Planeta Terra é um biocondensador, pois capta 1% da energia solar e armazena hidrocarbono, portanto as queimadas são suicídio.
A agrofloresta produz madeira, que não é plantada com esta finalidade exclusivamente, pois é um subproduto. Lembra que o guanandi na Mata Atlântica é indicador de nascente de água. Mini-doc mostra que é possível mudar o mundo com sistema de agroflorestas de Ernest Gotsch. O documentário (de 15 minutos) “Vida em Sintropia” mostra os princípios agroflorestais usados por Ernest Gotsch na recuperação de sistemas degradados.
Trabalhando em parceria com a Fazenda da Toca que produz orGânicos em larga escala, Gotsch e Pedro Paulo Diniz tem mostrado ao mundo que a agroecologia é um futuro seguro para a humanidade. Por outro lado o documentário mostra a fazenda no sul da Bahia em que Gotsch transformou completamente uma área degradada em um sistema agroflorestal sustentável. A fazenda antes conhecida como “Fugidos da Terra Seca”, hoje tem um novo nome: Fazenda Olhos D’Água. “Vida em Sintropia” conta com entrevistados como o pesquisador Antônio Nobre que trabalha no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o famoso Pedro Paulo Diniz, que resolveu mudar sua vida e ir trabalhar na produção de orgânicos e dentre outros ambientalistas o próprio Ernest Gotsch contando sobre sua jornada. Agenda Gotsch - O site oficial de Ernst Gotsch. Água se planta com agroflorestas – Ecologia dos Saberes.
“A Vida baseada no Amor Incondicional gera abundância.”
Ernst Götsch Em períodos de secas, queimadas e clima insalubre devido a baixa umidade do ar e a fumaça dos incêndios, ocasionando um desastre ambiental de proporções catastróficas para o Brasil e o mundo é mister lembrar as lições de Ernst Götsch e as suas amadas e benfazejas agroflorestas. Banco Mundial: fazenda em SP mostra viabilidade da agrossilvicultura de grande escala. A Fazenda da Toca, empresa privada de São Paulo, está demonstrando a viabilidade da agrossilvicultura — o cultivo de árvores em conjunto com culturas agrícolas ou com criação de animais — de grande escala, inclusive em terras com solo altamente degradado.
Segundo o Banco Mundial, o empreendimento pode pôr fim ao mito de que a agrossilvicultura em grande escala é demasiadamente cara e requer mão de obra intensiva para atrair o setor privado. Fazenda Toca, em São Paulo, adota o cultivo de árvores juntamente a culturas agrícolas. Foto: Instagram Por Gregor Wolf e Werner Kornexl. Untitled. Da horta à floresta - From garden to forest. Untitled. AgendaGotsch. Neste Chão Tudo Dá. Agenda Gotsch na Fazenda da Toca - TEASER. Ernst Götsch. Curso de manejo agroflorestal na Fazenda São Luiz – São Joaquim da Barra/SP Início: dia 13/11 às 8:30 Término: dia 16/11 às 16:00 Este curso é dirigido para pessoas que já conhecem e praticam agrofloresta.
Faremos um processo seletivo para melhor adequação do perfil dos participantes aos objetivos do curso. Continue lendo vídeo Projeto Agroflorestar: semeando um mundo de amor, harmonia e fartura Não existe no Brasil experiência mais inspiradora de agrofloresta com agricultores familiares do que a Cooperafloresta. “Agroflorestar, apresenta a fascinante trajetória dos agricultores de Barra do Turvo, no Vale do Ribeira. Continue lendo.