Proximité et différences culturelles entre Brésiliens et Français. La Festa Junina au Brésil. La Festa Junina, une fête célébrée dans tout le Brésil et presque aussi importante que le Carnaval ou Pâques !
Mais c’est quoi au fait ? La Festa Junina (peut-être devrions nous plutôt dire les Festas Juninas !) Est célébrée dans tout le Brésil durant tout le mois de juin. Comme pour ces autres fêtes, on retrouve dans l’esprit de l’évènement cette idée de changer le quotidien, d’insuffler une ambiance festive et insouciante avec des déguisements, des décorations, des couleurs, des plats typiques de tout le Brésil. Cette fête est principalement destinée aux enfants. Quelles sont les origines de la Festa Junina ? Il y a deux explications pour expliquer l’origine du nom. Heureusement les historiens savent aussi se mettre d’accord : l’évènement fut importé au Brésil par les Portugais pendant la période coloniale. De cette époque, on retrouve beaucoup d’influences des cultures portugaise, française, chinoise et espagnole. Quels sont les plats typiques de la Festa Junina? Alexandrine. Festa junina fanny e marine. Présentation1. 5 choses étranges au Brésil.
La qualité de vie au Brésil. LES DIFFÉRENCES BRÉSIL FRANCE. Festas juninas. Folclore Brasileiro em Animação. Folclore Brasileiro - lendas e mitos. Mula-sem-cabeça e Curupira: personagens folclóricos nacionais O que é Folclore (definição) Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração.
Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico.
Exemplos de lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil - resumo das principais características: Boitatá Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Boto Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Curupira Lobisomem. Folclore Brasileiro: lendas, personagens, danças e festas populares - Significados. Folclore brasileiro é a junção de lendas, contos, mitos e histórias sobre criaturas e seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país.
O folclore do Brasil é formado com base na mistura de tradições típicas das várias culturas que formam a identidade na nação, com destaque para a portuguesa, indígena e africana. Além das histórias, costumes e lendas de personagens criados a partir da cultura popular desses povos, o folclore brasileiro também é composto por festas, brincadeiras, crenças, comidas típicas e outros costumes que eram transmitidos oralmente entre as diferentes gerações. Devido a diversidade cultural do país, o Brasil tem um folclore muito rico. No entanto, apenas a partir do século XIX é que começou a ganhar importância e destaque por parte de autores e intelectuais.
O Brasil celebra o Dia do Folclore em 22 de agosto, data esta que costuma ser celebrada principalmente nas escolas de todo o país. Lendas e os Personagens do Folclore Brasileiro. Professora licenciada em Letras As Lendas Folclóricas representam o conjunto de estórias e contos narrados pelo povo que são transmitidas de geração em geração por meio da oralidade.
Conheça as principais lendas e personagens do folclore brasileiro: Saci-pererê Nome de origem tupi-guarani, o Saci-pererê é uma das lendas brasileiras mais conhecidas. É representada por um menino negro que possui uma perna só. Muito brincalhão e travesso, o Saci surge como um redemoinho e gosta de assustar pessoas. Dia Curupira Personagem travesso do folclore brasileiro, o Curupira é a representação de um menino com cabelos vermelhos e pés virados para trás. Protetor da fauna e da flora, o Curupira assobia e deixa pegadas com seus pés virados. Historia dos Orixás. Essa tal festa junina... FESTA JUNINA. Festejos Juninos - Campina Grande/PB. QUEM É VOCÊ NA FESTA JUNINA? OUVIR: Henrique : Dandara dos Palmares. OUVIR: Henrique : a lenda do Curupira. OUVIR: Clécio e Diego : a lenda da Mula Sem Cabeça. Dia do Fico marca decisão de D. Pedro I em permanecer no Brasil. História, lendas Pretérito perfeito ou imperfeito. Verbos no particípio - Conjugação de Verbos.
O particípio indica uma ação que já se encontra finalizada.
Transmite, assim, uma noção de conclusão da ação verbal. O particípio é usado na formação dos tempos compostos, sendo também utilizado em locuções verbais e em orações reduzidas. O particípio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o gerúndio, não estando relacionado com nenhum modo ou tempo verbal. Existem particípios regulares e particípios irregulares. Particípio regular A maioria dos verbos apresenta um particípio regular, terminado em -ado nos verbos da 1.ª conjugação e em -ido nos verbos da 2.ª e da 3.ª conjugação. Verbos que têm apenas particípio regular Verbo cantar: cantado; Verbo estudar: estudado; Verbo comer: comido; Verbo viver: vivido; Verbo partir: partido; Verbo dividir: dividido.
Particípio irregular Existem poucos verbos que apresentam apenas particípio irregular, maioritariamente terminados em -to ou -so. Aula 4 perfeito X imperfeito, lendas.