Percentual de mulheres em cargos de liderança dobrou nos últimos anos. Pesquisa aponta que o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer no mundo corporativo para ampliar a equidade de gênero em cargos de liderança; mas houve avanço Foto: Divulgação.
Entre os avanços importantes que o mundo corporativo vem conquistando ao longo dos últimos anos estão as modificações em cargos de liderança, evidenciando as preocupações com diversidade. Qual a relevância da diversidade para o consumidor? - Consumidor Moderno. Pesquisa da Accenture destaca como aspectos sociais e culturais se tornaram grandes oportunidades de posicionamento para varejistas de diferentes segmentos Os conflitos culturais também inauguraram oportunidades para as marcas posicionarem bandeiras em causas importantes para a sociedade.
Na esteira dessa discussão, a Accenture desenvolveu a pesquisa All In: How inclusion and diversity drive shopper’s behavior (Como a Inclusão e a Diversidade impulsionam o comportamento dos consumidores), que trata do impacto desses dois conceitos nas tomadas de decisão. 4 passos para criar uma linguagem mais inclusiva no ambiente de trabalho. Uma parte importante do uso de linguagem precisa é garantir que seus conteúdos de marketing, sites e quaisquer outros assets reflitam o mundo ao nosso redor.
Fazer isso, efetivamente, significa reconhecer a interseccionalidade das identidades das pessoas e garantir que suas campanhas representem a pluralidade que existe dentro da diversidade. Veja este exemplo: "A COVID-19 teve um impacto desproporcional na vida de pessoas não brancas e de pequenos negócios comandados por mulheres". A busca das mulheres por liberdade em seus corpos, carreiras e rotinas. Pensar em equidade, inclusão e diversidade é uma necessidade, ainda mais em tempos de pandemia, em que as desigualdades se tornaram mais evidentes.
Daqui para a frente, as pessoas vão esperar mais comprometimento e suporte das marcas. Deixar de se posicionar não será bem-visto, e a publicidade tem um papel fundamental em quebrar estereótipos. O digital, por sua vez, aparece nesse cenário como um espaço de acolhimento e compreensão para mulheres que buscam fugir dos padrões. E o YouTube aparece como a melhor plataforma para abordar as questões que vimos até aqui: 52% da audiência acredita que os criadores são as melhores pessoas para passar uma mensagem de luta, por exemplo9. Nessa esteira, há oportunidades para marcas e agências dispostas a repensar seu modelo de negócio desenvolvendo produtos, serviços e mensagens que atendam as especificidades das mulheres. 4 passos para criar uma linguagem mais inclusiva no ambiente de trabalho.
Quais são as preocupações de quem cuida? Estudo mostra o que famílias buscam para os seus filhos. Entenda a diferença entre diversidade e inclusão nas empresas. (Rawpixel Ltd/Thinkstock) Através da iniciativa de muitas empresas em desenvolver processos seletivos focados nos profissionais pretos e pardos, os temas diversidade e inclusão têm sido recorrentes nas reuniões estratégicas das organizações.
No entanto, também tem sido comum atrelar esses termos como sendo uma coisa só. Não é bem assim — e é fundamental compreender as diferenças entre eles! Na sua empresa, você consegue perceber um equilíbrio (em número) entre profissionais homens, mulheres, negros e negras, pessoas com deficiência, jovens talentos, profissionais 50+ e profissionais LGBT+? Conheça a história real de Maid, minissérie disponível na Netflix. Minissérie de forte impacto por apresentar uma narrativa cortante, Maid conta uma história real vivida por Stephanie Land, autora de um livro que serviu como base para o drama da Netflix.
Ela participou de todo o processo de adaptação da obra e fez uma declaração elogiando os roteiristas por terem sido fiéis aos fatos. Best-seller nos Estados Unidos, o livro de Stephanie ganhou no Brasil o título de Superação: Trabalho Duro, Salário Baixo e o Dever de uma Mãe Solo, lançado em 2019 pela Editora Alta Life. O grosso das páginas foi encenado na minissérie. Publicidade.