background preloader

História

Facebook Twitter

José do Patrocínio: uma trajetória em meio a memórias. O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

José do Patrocínio: uma trajetória em meio a memórias

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo. Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil. Tela cheia Tela padrão Apontamentos Não há apontamentos. Grau Zero - Revista de Crítica Cultural(Organizada pelo PÓS-CRÍTICA) Publicação Semestral.

O samba no sobrado da baronesa: liberdade negra e autoridade senhorial no tempo da abolição. E assim, quando a lei foi assinada, uma lua atordoada assistiu fogos no céu.

O samba no sobrado da baronesa: liberdade negra e autoridade senhorial no tempo da abolição

Áurea, feito o ouro da bandeira, fui rezar na cachoeira contra a bondade cruel.2 Tudo teve início quando o subdelegado Joaquim Rodrigues Ferreira resolveu acabar com o samba que acontecia numa propriedade da baronesa do Rio Vermelho, na rua da Mangueira, freguesia de Santo Antônio, na capital da Bahia. A festa já durava dias, começou em 25 de junho e prometia anunciar o sol do 1º de julho de 1885. “MR. PERPETUAL MOTION” ENFRENTA O JIM CROW: ANDRÉ REBOUÇAS E SUA PASSAGEM PELOS ESTADOS UNIDOS NO PÓS-ABOLIÇÃO. Serviços Personalizados Journal Artigo Indicadores Links relacionados Compartilhar Permalink Estudos Históricos (Rio de Janeiro) versão impressa ISSN 0103-2186versão On-line ISSN 2178-1494 Resumo BRITO, Luciana da Cruz.

“MR. PERPETUAL MOTION” ENFRENTA O JIM CROW: ANDRÉ REBOUÇAS E SUA PASSAGEM PELOS ESTADOS UNIDOS NO PÓS-ABOLIÇÃO

No verão de 1873, o jovem engenheiro afro-brasileiro André Rebouças chegava à cidade de Nova York. Palavras-chave : André Rebouças; Estados Unidos; Jim Crow. Teodoro Sampaio e Rui Barbosa no tabuleiro da política: estratégias e alianças de homens de cor (1880-1919) Serviços Personalizados Journal Artigo Indicadores Links relacionados Compartilhar.

Teodoro Sampaio e Rui Barbosa no tabuleiro da política: estratégias e alianças de homens de cor (1880-1919)

O que as forças progressistas podem fazer agora. Mas o Brasil de 2018 não é o mesmo de 1964.

O que as forças progressistas podem fazer agora

Novos movimentos explodiram nas últimas décadas e uma grande parte de brasileiros disse não ao fascismo. Não haverá um novo Ato Institucional nº 5, o mais duro da ditadura militar – que cassou e perseguiu políticos, jornalistas e militantes – porque nós não daremos trégua. Jair Bolsonaro terá que jogar o jogo da democracia e seguir a constituição de 1988. Nosso desafio agora é fazer com que ele se pareça mais com Donald Trump, que tem uma agenda ultradireitista, do que com Rodrigo Duterte, um ditador punitivista; mais com Fernando Collor, que lançou mão de políticas liberais, mas não perseguiu críticos como o fez Emílio Médici, o mais cruel dos ditadores.

Ciência Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente. Compartilhar Sinopse Aqui está um livro que vai te surpreender: Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente.

Ciência Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente

Surpreendente porque vai contra a imagem que temos dos negros cuja capacidade e realizações se restringe a áreas específicas de criação: música, esporte e dança. v08n03 artigo Jeffrey Alexander Vociferando contra o Iluminismo. Brasil Recente: Ressentimento na política / Política do ressentimento. Carlos Fico Dei uma entrevista esses dias para um blog durante a qual lamentei o que chamei de “política do ressentimento”.

Brasil Recente: Ressentimento na política / Política do ressentimento

Eu estava me referindo a duas coisas: (1) o eleitorado brasileiro – ou boa parte dele – é conservador e se ressente de suas “elites” (elites políticas, intelectuais, econômicas) que, tanto em governos à esquerda, quanto na direita ou ao centro, não conseguiram responder satisfatoriamente às tremendas necessidades básicas (segurança, saúde e educação, principalmente) da população mais pobre e de classe média.

Tudo isso agravado pelo problema da corrupção. 1524679056_056165. Ao redor o lago de Starnberg, a 50 quilômetros de Munique, se amontoam sucessivas fileiras de chalés de estilo alpino.

1524679056_056165

A única exceção às esmagadoras doses de melancolia, madeira escura e flores nas sacadas surge na forma de um bloco branco e compacto de cantos suaves, com janelas grandes e quadradas como única concessão à sobriedade. É o racionalismo feito arquitetura no país da Heidi. A Bauhaus e sua modernidade raivosa no meio da Baviera eterna e conservadora. Uma minúscula placa branca sobre uma porta azul confirma que ali vive Jürgen Habermas (Düsseldorf, 1929), sem dúvida o filósofo vivo mais influente do mundo por sua trajetória, sua obra publicada e sua atividade frenética até hoje, quando falta um mês e meio para que complete 89 anos.

Sua esposa há mais de 60 anos, a historiadora Ute Wesselhoeft, nos recebe no pequeno vestíbulo e demora apenas alguns segundos para girar a cabeça e exclamar: “Jürgen, os senhores da Espanha chegaram!”. Memória Viva de Nísia Floresta. Uma pequena biografia Em seu livro Patronos e Acadêmicos - referente às personalidades da Academia Norte-Riograndense de Letras -, Veríssimo de Melo começa o capítulo sobre Nísia da seguinte maneira: “Nísia Floresta Brasileira Augusta foi a mais notável mulher que a História do Rio Grande do Norte registra”.

Memória Viva de Nísia Floresta

De fato, a história e a obra de Nísia são de uma importância rara. “Infelizmente, a falta de divulgação da obra de Nísia tem sido responsável pelo enorme desconhecimento de sua vida singular e de seus livros considerados de grande valor”, diz Veríssimo. A educadora, escritora e poetisa nascida em 12 de outubro de 1810, em Papari, Rio Grande do Norte, filha do português Dionísio Gonçalves Pinto com uma brasileira, Antônia Clara Freire, foi batizada como Dionísia Gonçalves Pinto, mas ficou conhecida pelo pseudônimo de Nísia Floresta Brasileira Augusta. Nísia é o final de seu nome de batismo. A história e seus públicos _ Anais. Os infográficos de 1900 que mostram a situação dos negros americanos da época.

United States Patent and Trademark Office. Walter Hunt (inventor) 1518 3319 topoi 14 26 00162. ALEXIS DE TOCQUEVILLE E O LIBERALISMO FRANCÊS: CONTINUIDADES E RUPTURAS SOBRE O CONCEITO DE DEMOCRACIA. A democracia na imaginação política liberal A linguagem moderna do liberalismo francês começou a emergir durante o Diretório (1794) e se estendeu pelo período do Império (1804-1814) – como principal oposição ao despotismo bonapartista – para consolidar-se na Restauração (1814-1830) – quando se tornou o principal instrumental do debate constitucional, buscando a transação possível entre Revolução e Antigo Regime.

ALEXIS DE TOCQUEVILLE E O LIBERALISMO FRANCÊS: CONTINUIDADES E RUPTURAS SOBRE O CONCEITO DE DEMOCRACIA

A crise do período do Terror – encerrado em 1794 com a dissolução do Comitê de Salvação Pública e a morte de Robespierre e de vários de seus aliados – abriu espaço para uma variedade de formulações teórico-constitucionais sobre a possibilidade de superação do modelo radical da república jacobina – centrada nas ideias de soberania do povo e de estado de exceção – por uma nova república que recuperasse o funcionamento institucional imaginado nos primeiros anos da Revolução: regime representativo, garantias constitucionais, liberdade política e igualdade civil. Conclusão. A Expansão portuguesa no século XV: O Despertar da violência - O Portal da História - Artigos. A Expansão portuguesa no século XV Parte 4 João Silva de Sousa O Despertar da Violência Impulsionados pelo estímulo do corso e do comércio, as navegações atlânticas do século XV deslocaram para Ocidente, os circuitos comerciais e inauguraram um espaço promissor para as actividades predatórias.

Inicialmente, a violência provocada por piratas e corsários expandiu-se ao longo das costas de Marrocos e na zona dos arquipélagos das Canárias, da Madeira e dos Açores. Who is Saul Alinsky, and why does the right hate him so much? The genesis of the Rio de Janeiro favela. The pre-social science production. A GÊNESE DA FAVELA CARIOCA. A produção anterior às ciências sociais* Licia Valladares. Europeana Collections. More Guns Do Not Stop More Crimes, Evidence Shows. Há 180 anos, Líbero Badaró era assassinado. Há 180 anos, Líbero Badaró era assassinado Esta é a história de um assassinato. Um caso de intolerância política, pistolagem, cumplicidade das autoridades, foro privilegiado do mandante e impunidade de todos os envolvidos. 'Bombardeamos tudo que se movia': os ataques que ajudam a explicar o rancor histórico da Coreia do Norte com os EUA - BBC Brasil.

Como uma mistura de fascismo e socialismo moldou a Coreia do Norte. Em uma de suas obras, Cho Ki-chon, o pai da poesia norte-coreana, escreveu: “E então sua mãe apareceu sobre a água celestial, e com isso ele ganhou nova força, novo propósito. Naquela noite, pensou: ‘Somos poucos, mas estamos certos. Por mais que morramos e sangremos, vamos defender o povo’”. É assim que o poeta, considerado o “Maiakóvski norte-coreano” por seus compatriotas, descreveu a invenção da Ideia Juche (pronuncia-se tchu’tchê), a ideologia oficial da Coreia do Norte, criada pelo líder supremo Kim Il-sung. Pós-verdade: A verdadeira história das notícias falsas. Na longa história da desinformação, o surto atual de notícias falsas já ocupa um lugar especial, com uma assessora presidencial norte-americana, Kellyanne Conway, que chegou a sacar da manga um massacre em Kentucky para defender que se proibisse a entrada nos país de viajantes de sete países muçulmanos.

Mas a invenção de verdades alternativas não é tão infrequente, e equivalentes às mensagens de texto e aos tuítes cheios de veneno de hoje podem ser encontrados em quase todos os períodos da história, inclusive na Antiguidade. Procópio, o historiador bizantino do século VI, escreveu um livro cheio de histórias de veracidade duvidosa, História Secreta (Anedota no título original), que manteve em segredo até sua morte, para arruinar a reputação do imperador Justiniano, depois de ter mostrado adoração a ele em suas obras oficiais.

A morte de Maria Antonieta é um exemplo das consequências desastrosas da difamação ampliar foto. History of the Palace of Versailles. Pós-verdade: o conceito político da moda é equivocado — CartaCapital. Reis e Rainhas da Inglaterra /Os Stuarts - Wikilivros. Dinastia Stuart Escocia Inglaterra. A trajetória de Oliver Cromwell. Oliver Cromwell - Mundo Educação. History - British History in depth: Oliver Cromwell. The website for the English football association, The FA Cup and The England football team - About Football Association. Los 5 descubrimientos mas interesantes de Google Earth. Popplet. How Do We Really Know What Time it Is? Vida íntima e literatura brasileira: amor e família em três romances do século XIX.

Aos educadores - Memórias da ditadura. World History.