background preloader

Drogas

Facebook Twitter

Revista Aventuras na História - A ressaca da nação: O desastre da Lei Seca. Ex-jogador de beisebol, o reverendo Billy Sunday era um dos religiosos mais populares dos Estados Unidos. Conhecido por seus eloquentes discursos, ele adotou um tom épico naquele 16 de janeiro de 1920. A platéia de 10 mil fiéis, na cidade de Norfolk, ficou radiante. “O reino das lágrimas acabou. As favelas logo serão memória.

Vamos fazer de nossas prisões fábricas e das cadeias armazéns. Moralismo Válida por 13 anos, a emenda se tornou um dos maiores fracassos legislativos de todos os tempos. Coquetel sóbrioVeja os principais ingredientes do debate que levou à Lei Seca Barril de cerveja lançado ao esgoto / Wikimedia Commons ► TemperoNo início do século 19, médicos, líderes religiosos e empresários americanos criaram o Movimento de Temperança. . ► MovimentoApós o fim da Guerra Civil (1861-1865), a Temperança conquistou os conservadores.

. ⇨ Em todo o país, movimentos contra as bebidas existiam desde o século 19. A Máfia agradece Goles curtosMomentos bizarros da proibição Silêncio no bar. Open Society Foundations (OSF) Descriminalização das Drogas. Observatório da Imprensa debate a questão da descriminalização do porte de drogas. O julgamento no Supremo Tribunal Federal da descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal colocou o assunto na agenda da mídia. O tema vem sendo debatido com mais intensidade desde a decisão do governo uruguaio de liberar o plantio e venda da maconha, mas em outros países a legislação avançou há mais tempo, como na Europa e nos Estados Unidos.

Por aqui, a questão ainda é tabu e divide a classe médica, o meio jurídico e a comunidade científica. A mídia dá destaque pontualmente ao assunto e ainda tateia ao tratar das drogas e seus efeitos pela complexidade do tema e pela falta de especialistas. A decisão do STF, se aprovada, terá um impacto profundo na forma como a sociedade brasileira lida com seus dependentes e as consequências disso. A História das Drogas. Alcoolismo. Antidrogas. História das Drogas Breve história das drogas A longa trajetória das substâncias psicotrópicas com o passar dos milênios 5400 - 5000 A.C. Um jarro de cerâmica descoberto no norte do Irã, com resíduos de vinho resinado, é considerado a mais antiga evidência da produção de bebida alcoólica 4000 A.C. Os chineses são, provavelmente um dos primeiros povos a usar a maconha. Fibras de cânhamo descobertas no país datam dessa época 3500 A.C. 3000 A.C. 2100 A.C. 2000 A.C. 100 A.C.

Século 11 Hassan Bin Sabah funda a Ordem dos Haximxim, uma horda de guerreiros que recebia, em sua iniciação, uma grande quantidade de haxixe, a resina da Cannabis 1492 O navegador Cristóvão Colombo descobre os índios usando tabaco durante suas viagens ao Caribe Século 16 Américo Vespúcio faz na Europa os primeiros relatos sobre o uso da coca. Século 16 Durante a expansão marítima para o Oriente, os portugueses adotam a prática de fumar ópio 1550 Jean Nicot, embaixador francês em Portugal, envia sementes de tabaco para Paris.

Ascensão e queda do tabaco. Fumar é uma atitude tão comum que ninguém nota como esse gesto é peculiar. Afinal, trata-se de inalar fumaça, algo repulsivo para outros animais. Mas, entre nós, fumar tornou-se tão familiar que algumas cenas cotidianas pareceriam inverossímeis sem umas tragadas. O que seria do cinema sem o cigarro nas cenas de sexo? E dos soldados, sem uma bituca para as longas horas de guarda? Sem falar dos gestos arquetípicos, como distribuir charutos para comemorar um nascimento. Fumar tornou-se inerente ao ser humano. Mas a história de conquistas pode estar no fim. Assim, pode ser que em 20 anos o mundo veja pela primeira vez uma queda no número de cigarros consumidos no planeta, hoje em torno de 5,5 trilhões de unidades por ano.

Não se sabe quando isso vai acontecer. Na América, diz ele, as folhas eram fumadas, cheiradas na forma de rapé (tabaco em pó), mascadas e até usadas como supositório. Mas fora das tribos a planta nunca foi unanimidade. Mas aos poucos a erva ganhou adeptos. 1. 2. A) Sim 3. Colorir contra as Drogas. Como Funcionam as Drogas "Discovery" High Times. História Internacional da Droga. Publicado em 17 de Dezembro de 2007 por encod A.G.

Lourenço Martins Procurador-Geral Adjunto; eleito, em 1995, pelo Conselho Económico e Social das Nações Unidas, membro do órgão internacional de controlo de estupefacientes Todas as versões deste artigo : [Português][Español] 1. Perde-se nos tempos a tradição do consumo de drogas — cada povo e cada cultura vai tendo as suas. No período dos impérios coloniais, as drogas foram usadas predominantemente como moeda de troca, numa indiferença completa pelas consequências do seu uso para fins diferentes dos medicinais ou de medianeiras nos contactos com o transcendente. Detenhamo-nos um pouco nas três principais drogas de origem natural: a planta da cannabis, o arbusto da coca e a papoila do ópio. 1.1. Cultivada por causa das fibras, do óleo extraído dos seus grãos e como forragem para animais, cedo (2700 anos a.

Nong. E conforme se destaca uma ou outra assim se canoniza ou endemoninha a planta e o seu cultivo. 1.2. 1.3. 1.4. 2. 2.1. 2.2. Intervenção | A&E. Vanessa tem 32 anos e mora em São Paulo com a mãe, o irmão e 3 de seus 4 filhos. Sua infância foi normal, mas sua vida mudou aos 13 anos, quando descobriu que o marido de sua mãe não era seu pai.

Ela é filha de um relacionamento passageiro, de beira de estrada. Ao final de sua adolescência, Vanessa começou a se envolver com drogas. Teve sua primeira filha com um antigo namorado e, algum tempo depois, conheceu o homem que ela diz ser a sua pior droga. Viveram juntos e assim foi apresentada ao crack. Tiveram mais três filhos. Mas esse não foi o começo de sua vitória. Bárbara tem 22 anos, nasceu no nordeste e é fruto de um relacionamento repleto de discussões e agressões. Sua mãe, Sandra, se culpa por nunca ter dado à filha o amor que deveria em sua infância. Aos 14 anos, Bárbara já morava em São Paulo e até tinha um emprego. Aos 18 anos, entrou para o mundo das drogas. Se descobriu homossexual, o que chocou sua família. Apesar de tanto talento, Davi está perdido pois se entregou ao crack.

O Avanço da Maconha I. Observatório Baiano sobre Substâncias Psicoativas. Por em 25 de outubro de 2012 Depois do intervalo para o almoço, retomamos a transmissão ao vivo do evento de criação da Rede Latino-Americana de Pessoas que usam drogas (LAMPUD). Seguindo o tema "O teatro da Guerra às drogas está situado na América Latina", se apresentarão nesta tarde os palestrantes Julian Rojas Padilla (México), María Mercedes Moreno (Colômbia), Gaudalupe Muñoz Saucedo (México), Julián Quintero (Colômbia), Oscar Maurício Montenegro (Argentina), Ana Maria Motta (Brasil) e Ricardo Sala (México). Para encerrar as atividades do dia, será realizado um debate sobre as diferenças entre usos e usuários de drogas dos países latino-americanos, com a participação de Juan Vaz (Uruguai), Baldomero Cárceres (Perú) e Renato Cinco (Rio de Janeiro-RJ), com a mediação de Wagner Coutinho Alves (Salvador-BA).

Clique aqui para assistir a transmissão ao vivo do LANPUD! Depois do intervalo para o almoço, retomamos a transmissão ao vivo do evento de criação da Rede Latino ... O Jovem e o Álcool. Lígia Fleury* Vamos abordar todas as drogas, mas iniciamos com o álcool provavelmente porque, infelizmente, tem aceitação da sociedade. Não raramente, nossos jovens, já aos doze anos, experimentam a bebida alcoólica. Muitos desses, crianças ainda, têm a experiência com o aval e incentivo da própria família que, com a péssima justificativa de que é melhor beber em casa ou é melhor que aprenda a beber em casa, talvez nem imaginem que podem estar cavando a própria sepultura. Que absurdo é esse de que precisam aprender a beber? O álcool prejudica os reflexos, faz mal aos órgãos vitais, tira a consciência, é uma droga psicotrópica, ou seja, age no cérebro, afeta comportamentos e causa dependência. Ora, como é possível alguém conhecer todos esses riscos e, mesmo assim, se aventurar no gosto por algo que não tem absolutamente nenhuma possibilidade de trazer consequências positivas?

Por que ouvimos dos jovens que “festa sem álcool não tem graça?” Sim, esses fatos são reais. Por quê? *Psicopedagoga. 'Pregão do crack' atrai cerca de 300 usuários no centro de SP. Redução de crimes marca combate ao crack nos EUA. Roda Viva - Ronaldo Laranjeira. Side effects crocodile drugs. Where is the world's marijuana? | News.