Significado de Psicologia - O que é, Conceito e Definição. Psicologia é a área da ciência que estuda a mente e o comportamento humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma) e logía (estudo). O objetivo da psicologia é diagnosticar, compreender, explicar e orientar a mudança de comportamentos humanos. Mesmo sendo uma área nova dentro da ciência, reconhecida apenas a partir de 1879, abrange muitas sub-áreas de estudo. Entre elas, as principais são: Psicologia Clínica; Psicologia Comportamental; Psicologia da Saúde; Psicologia Educacional; Psicologia Forense; Psicologia Cognitiva; Psicologia Esportiva; Psicologia Social; Psicologia Organizacional; Psicologia Jurídica.
A psicologia estuda como as influências externas (a convivência com outras pessoas, familiares e as experiências de vida de cada indivíduo) e até mesmo internas (como crenças, valores e visão de mundo), afetam a forma do ser humano pensar, sentir e agir. Áreas da psicologia Psicologia Social Psicologia infantil Psicologia clínica. Depressão - algo bom ou mau em nossas vidas? 7 Sinais Para Identificar Uma Pessoa Que Esconde Sua Depressão - Psiconlinews. Por Robert Locke Pessoas deprimidas geralmente são fáceis de identificar: podem ser sombrias, tristes e apáticas. Mas o que acontece com aquelas que escondem sua depressão? Elas podem ser extrovertidas e simpáticas! Este é o problema com a depressão escondida: estas pessoas são especialistas em dissimular a situação real. Como podemos identificar e ajudá-las? Aqui estão 7 sinais típicos que as pessoas com depressão escondida fazem. 1.
Pesquisadores da Universidade de Rochester descobriram que a depressão era mais difícil de detectar quando as pessoas tinham uma disposição alegre, especialmente quando eram idosos. 2. Há uma interessante pesquisa sobre a atitude que os europeus e australianos têm com relação à depressão. 3. Imagine a anfitriã perfeita: ela tem filhos maravilhosos, uma carreira gratificante e um casamento estável. 4. A maioria dos especialistas acreditam agora que pode haver uma forte ligação entre transtornos alimentares e depressão. 5. 6. 7. 30 coisas que você deve parar de fazer a si mesmo - Psiconlinews. Cadastre seu e-mail e receba um conteúdo exclusivo, notícias e informações especialmente preparadas para os nossos membros VIP Ou você pode fechar esta aba e continuar a sua leitura... 01 – Pare de perder tempo com as pessoas erradas. – A vida é muito curta para perder tempo com pessoas que sugam a sua alegria para fora de você.
Se alguém quer você em sua vida, eles vão criar espaço para você. Você não deveria ter que lutar por um lugar. Nunca, jamais insista em aparecer diante de alguém que subestima o seu valor. E lembre-se, seus verdadeiros amigos não são as pessoas que estão ao seu lado quando você está vivendo seus melhores dias, mas sim aqueles que permanecem mesmo nos piores momentos. 02 – Pare de fugir dos seus problemas. – Encare-os de frente. 03 – Pare de mentir para si mesmo. – Você pode mentir para qualquer outra pessoa no mundo, mas você não consegue mentir para si mesmo. 04 – Pare de colocar as suas necessidades em segundo plano. 05 – Pare de tentar ser alguém que você não é.
Religião atrofia o cérebro? (fanatismo + política - haha) Vários estudos ligando o cérebro e suas funções à religião, práticas religiosas como oração e meditação já foram feitos, mas são poucos os estudos que avaliam a longo prazo os efeitos de práticas religiosas sobre as estruturas do cérebro. O artigo “Religious factors and hippocampal atrophy in late life”, de Amy Owen e colegas da Universidade Duke (EUA), representa um acréscimo na compreensão do relacionamento entre cérebro e religião.
Neste estudo, o cérebro de 268 homens e mulheres com 58 anos foi medido usando imagem de ressonância magnética, e os participantes responderam a um questionário sobre sua religiosidade e prática religiosa. O resultado surpreendeu os pesquisadores. Os participantes que relatavam ter tido uma experiência que mudou a vida deles apresentaram uma atrofia no hipocampo, uma região cerebral responsável pelo aprendizado espacial, contextual e episódico, e também pela formação da memória.
Religião atrofia o cérebro? 4 votos. Hipocampo. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Hipocampo é uma estrutura localizada nos lobos temporais do cérebro humano, considerada a principal sede da memória e importante componente do sistema límbico. Além disso é relacionado com a navegação espacial. Seu nome deriva de seu formato curvado apresentado em secções coronais do cérebro humano, se assemelhando a um cavalo-marinho (Grego: hippos = cavalo, kampi = curva).
Funções[editar | editar código-fonte] Esta estrutura parece ser muito importante para converter a memória a curto prazo em memória a longo prazo. O hipocampo atua em interação com a amígdala e está mais envolvida no registro e decifração dos padrões perceptuais do que nas reações emocionais. Lesões no hipocampo impedem a pessoa de construir novas memórias e a pessoa tem a sensação de viver num lugar estranho onde tudo o que experimenta simplesmente se desvanece, mesmo que as memórias mais antigas anteriores à lesão permaneçam intactas. Síndrome de Estocolmo. A síndrome de Estocolmo. Will the Real Introverts Please Stand Up? | Beautiful Minds, Scientific American Blog Network. The views expressed are those of the author and are not necessarily those of Scientific American. Quick Quiz: Which of the following are signs of introversion? Highly sensitiveDeep ThinkerReflectiveIntrospectiveNegative emotionsSocially AnxiousDefensiveVulnerableAlways prefers solitude over social interaction Answer: Not a single one.
Introversion is one of the most misunderstood dimensions of personality. Many people are not aware that the original definition of introversion, as posed by Carl Jung, is not how the term is used in modern personality psychology. But that’s not introversion. Common Misconceptions About Introversion Whereas Jung based his definitions of extraversion and introversion on his own theory, experience, and intuition, modern psychology identifies personality dimensions empirically, based on what patterns of behavior tend to go together within individuals.
In fact, what many people ascribe to introversion really belongs in the intellect/imagination domain [1]. 1. 1. Alimentos anti-estresse combatem a depressão e a ansiedade. Mulheres que são mães, donas de casa e profissionais, tudo ao mesmo tempo. Homens bem sucedidos e que praticam esportes como atletas. Crianças que além das provas, ainda possuem muitas atividades após as aulas. Adolescentes em fase de vestibular. Com essa vida corrida é inevitável sentir os efeitos da pressão. No entanto, existem maneiras de amenizar estes sintomas. Que tal aliviar o stress através da alimentação? Existem alguns alimentos que podem ajudá-lo! Alface: substâncias encontradas principalmente nos talos das folhas como a lactucina e lactupicrina, atuam como calmantes naturais. Espinafre e brócolis: previnem a depressão. Peixes e frutos do mar: diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio, que agem diretamente no cérebro.
Laranja: promove o melhor funcionamento do sistema nervoso. Castanha-do-pará: melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. Maracujá: Ao contrário do que diz a crença popular, a fruta não é calmante, mas sim suas folhas. Esquizofrenia. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Esquizofrenia (do grego σχιζοφρένεια, composto de σχίζειν, "dividir em dois", e φρήν, φρεν-, "mente") é considerada pela psicopatologia como um tipo de sofrimento psíquico grave, caracterizado principalmente pela alteração no contato com a realidade (psicose).
Segundo o DSM-IV, é um transtorno psíquico severo caracterizado por dois ou mais dentre o seguinte conjunto de sintomas por pelo menos um mês: alucinações visuais, sinestésicas ou auditivas, delírios, fala desorganizada (incompreensível), catatonia ou/e sintomas depressivos.2 Juntamente com a paranoia (transtorno delirante persistente, na CID-10), o transtorno esquizofreniforme e o transtorno esquizoafetivo, as esquizofrenias compõem o grupo das psicoses.
É hoje encarada não como doença, no sentido clássico do termo, mas sim como um transtorno mental, podendo atingir pessoas de qualquer idade, gênero, raça, classe social e país. Classificação[editar | editar código-fonte] Saiba como driblar a desmotivação. A relação entre chefe e subordinado e a falta de perspectiva de crescimento, aliados a um clima insatisfatório, são fatores que ocupam o primeiro lugar em termos de desmotivação profissional. Em seguida, vêm o descontentamento, a remuneração e a atividade realizada. E, como do ponto de vista da empresa, funcionário desmotivado é sinônimo de baixa produtividade, é preciso ficar atento a essa situação. E como driblar essa desmotivação? Nada como uma boa conversa, para detectar as razões dessa fase. Como na correria do dia a dia os sinais de desânimo podem passar despercebidos, é fundamental melhorar a interface do Departamento de Recursos Humanos com os colaboradores, bem como investir em programas que busquem aumentar a integração entre os funcionários e a retenção de talentos.
Ginástica laboral, massagem, comunicação interna intensa, treinamentos, entre outros,podemcapacitar, aprimorar e motivar a equipe. A relação com os colaboradores também deve ultrapassar as atividades rotineiras. Love is … not what many of us think - Life. The classic comic strip Love Is … would carry some surprise endings if Barbara L. Fredrickson were writing it. Her decades of research into positive emotions has led her to some unsentimental conclusions. Among them, that love is … not lasting … not unconditional … not exclusive. But Fredrickson, director of the Positive Emotions and Psychophysiology Laboratory at the University of North Carolina at Chapel Hill, defines love more broadly, meaning it’s not as elusive as some of us think.
She also credits love with nourishing our minds and bodies much more than romantic notions of it suggest. Research shows the experience of love is measurable in cardiac vagal tone, the subtle variability in our heart rate. In Love 2.0: How Our Supreme Emotion Affects Everything We Feel, Think, Do and Become (Hudson Street Press), Fredrickson shares the tools to let us experience more love. Question: How do you define love? Q: What is cardiac vagal tone, and how does that play into love? Síndrome de Asperger. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Síndrome de Asperger é um transtorno do espectro autista,.diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo. A validade do diagnóstico de SA como condição distinta do autismo é incerta, tendo sido removida do "Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais" (DSM), sendo fundida com o autismo.[1] A SA é mais comum no sexo masculino.[2] Quando adultos, muitos podem viver de forma comum, como qualquer outra pessoa, entretanto, além de suas qualidades, sempre enfrentarão certas dificuldades peculiares à sua condição.
Há indivíduos com Asperger que se tornaram professores universitários (como Vernon Smith, Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel de 2002). Classificação e diagnóstico[editar | editar código-fonte] Um diagnóstico válido? [editar | editar código-fonte] Características[editar | editar código-fonte] A SA é caracterizada por: How to Help a Depressed Friend. “Both talk about how you can retrain yourself by challenging negative ways of thinking,” Bonior says. Ilardi’s book, The Depression Cure: The 6-Step Program to Beat Depression Without Drugs (Da Capo Lifelong Books), also offers proven mood-boosting lifestyle changes, such as adding omega-3 fatty acids to your diet or increasing exercise. Help a Depressed Friend: Know When to Fold ’EmStick by your friend as long as you can, but if the person refuses to get help, you may have to walk away temporarily. “Untreated depression can bring a lot of toxicity to a relationship,” Bonior warns.
That’s because the stress of coping with your depressed friend’s feelings can negatively influence your life. But if you plan to cut back on your availability to your friend, do it responsibly. “Be honest and tell her, ‘It tears my heart out, but you’re not being good to yourself and there isn’t much more I can do. Of course, be available if and when your friend wants to get help, she says. Silenciosa, a depressão pode estar destruindo a sua vida profissional. Shutterstock Perda de interesse pelo trabalho, falta de concentração, dificuldade em cumprir prazos e demandas, insônia, alteração de peso: esses podem ser os sintomas de uma doença séria: a depressão. Em alguns casos, a produtividade dos profissionais que sofrem com a doença pode ser seriamente prejudicada, culminando com a demissão.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 340 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo mundo. No Brasil, cerca de 13 milhões de pessoas são atingidas pela doença (OMS). “As doenças neuropsiquiátricas são hoje a primeira causa de incapacidade no mundo ao longo da vida e a depressão representa quase 50% dessas enfermidades”, explica Kalil Duailibi, professor do departamento de Psiquiatria da Universidade de Santo Amaro (Unisa) e ex-coordenador de saúde mental da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo (SP). Produtividade Diagnóstico e tratamento Preconceito. Top 7 Dicas Para Manter-se Alerta Sem o Uso da Cafeína. Neurastenia. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Neurastenia (neuro = cérebro, astenia= fraqueza), é um transtorno psicológico resultado do enfraquecimento do sistema nervoso central, culminando em astenia física e mental.[1] [2] É um termo antigo,[3] usado pela primeira vez por George Miller Beard em 1869 para designar um quadro de exaustão física e psicológica, fraqueza, nervosismo e sensibilidade aumentada (principalmente irritabilidade e humor depressivo).[4] Era um diagnóstico muito frequente no final do século XIX que desapareceu e foi revivido várias vezes durante o século XX sendo incluído no CID-10 pela OMS mas não pelo dicionário de saúde mental atual (DSM IV).
Sua prevalência está entre 3 e 11% da população mundial, sendo tão comum em homens quanto em mulheres.[5] Causas[editar | editar código-fonte] No mundo[editar | editar código-fonte] Sintomas[editar | editar código-fonte] A neurastenia pode ocorrer em todas as idades Outros sintomas importantes descritos por Beard são [10] : Porque você sempre esquece o que ia fazer. Você já entrou em uma sala e esqueceu o que ia fazer lá?
Sim, você e todo mundo. Pelo menos agora a ciência explica o porquê: o problema é a entrada. “Quando você passa de um local para outro, seu cérebro identifica cada um como um novo evento, e prepara a memória para capturá-lo”, afirma o autor do estudo e professor de psicologia da Universidade de Notre Dame, Gabriel Radvansky. Como os capítulos de um livro, cada entrada marca o fim de um episódio e o começo de outro, pelo menos para o seu cérebro. “Isso torna difícil reviver memórias anteriores porque elas já foram arquivadas”, afirma o autor. Radvansky sugere levar um lembrete com você. Mas quem deixa potes na sala? Você pode fazer um pote com suas mãos quando estiver indo para a cozinha.
O que acontece com seu cérebro quando você aprende algo.
Como lidar com a Decepção? Relacionamento social. Esquizofrenia. Psychology... Psicosite. USP pesquisa relações entre a religiosidade e psicologia. Sentar ereto aumenta a confiança em si mesmo. 10 maneiras de ficar mais inteligente. Esqueça o equilíbrio entre vida e trabalho.