background preloader

Direito Financeiro e Economico

Facebook Twitter

SFN esquema. BE. G20. IE Esquema. Tópicos Políticos: Integração internacional, o que é? Foi logo na Idade Média que, face aos conflitos entre o Império e o Papado e já depois da divisio regnorum, começaram a surgir teorias visando o restabelecimento da unidade dessa res publica fidelium, conforme a expressão de Roger Bacon.

Tópicos Políticos: Integração internacional, o que é?

Surge então a primeira visualização de uma entidade integradora supra regna, onde, de um lado, estão aqueles que podemos qualificar como os projectistas da paz universal, herdeiros dos defensores da monarquia papal universal e antecessores dos chamados mundialistas, e do outro, os defensores do Império, da instauração de uma monarquia universal pelo imperador. Se os primeiros apenas advogam o recurso a meras instituições do antigo direito das gentes, utilizando o método clássico da arbitragem ou o recurso a associações de unidades políticas autónomas, destinadas a proibir o recurso à força, já os segundos apostam na criação de uma autoridade temporal superior às unidades políticas particulares. Integração econômica do Mercosul está seriamente abalada e sem perspectiva.

Clique no banner para ver todos os "Duelos de Opinião" já publicados O Mercosul tem futuro?

Integração econômica do Mercosul está seriamente abalada e sem perspectiva.

NÃO O Tratado de Assunção, que criou o Mercosul, em seu artigo 1 prevê a liberalização do comércio entre os países membros, com o objetivo de se chegar, numa segunda etapa, a uma integração econômica. Levando em conta seu objetivo inicial, o Mercosul, principal projeto da política externa do governo Lula/Dilma, está seriamente abalado e sem perspectiva. A agonia do Mercosul começou com sua politização. Conceito, Aspectos e Sujeitos.