Aprendizagem ativa: mudança pedagógica é difícil, mas não impossível. Na última semana, Robert Talbert, professor adjunto na Universidade Estadual de Grand Valley, escreveu um post provocativo e importante intitulado “A aprendizagem ativa como uma questão ética”.
Robert observou: Alguns estudos recentes da National Academy of Sciences se destacaram: estudantes que estavam em aulas focadas, como palestras ou “aprendizagem tradicional” em sala de aula eram 55% mais propensos a deixar seus cursos do que seus colegas em aprendizagem ativa centrada em aulas. O ponto central de Robert é que a aprendizagem ativa deve ser pensada como uma questão ética, onde ele poderia ser considerado antiético ao suspender o tratamento. Ele então pergunta por que professores podem reter o aprendizado ativo e enumerou quatro razões: a auto-preservação, a preguiça, um complexo de superioridade “estranho e irracional”, e forças externas legítimas (tais como estrutura escolar excessivamente controladora). “Ainda não. (35) O QUE É APRENDIZAGEM ATIVA? Características da Aprendizagem Ativa. O que é Aprendizagem Ativa. 3 pilares aprendizagem ativa descrição.
Ricardo Gudwin's Home Page. O que é Aprendizagem Ativa ?
Aprendizagem ativa é um termo técnico para um conjunto de práticas pedagógicas que abordam a questão da aprendizagem pelos alunos sob uma perspectiva diferente das técnicas clássicas de aprendizagem, tais como aulas discursivas, onde espera-se que o professor "ensine" e o aluno "aprenda". Na aprendizagem ativa, entende-se que o aluno não deve ser meramente um "recebedor" de informações, mas deve se engajar de maneira ativa na aquisição do conhecimento, focando seus objetivos e indo atrás do conhecimento de maneira pró-ativa. Mas como isso funciona ? Bem, parece interessante, mas na prática como isso funciona ? Em primeiro lugar, é necessária uma mudança filosófica na postura do professor em sala de aula.
Como promover a aprendizagem ativa durante a quarentena - PORVIR. Com a suspensão das aulas para conter a disseminação do coronavírus (COVID-19), professores de todo o país se viram desafiados a transferir atividades para o ambiente virtual.
Nesse processo, além de se apropriarem de novas ferramentas, também surge uma questão ainda mais complexa: como engajar os estudantes do outro lado da tela? Assim como já acontece no presencial, a aprendizagem ativa pode ser o caminho para envolver crianças e adolescentes em uma experiência significativa. A ciência da aprendizagem já demonstrou por meio de estudos que o engajamento é fundamental para a retenção de conhecimento, seja no ambiente presencial ou virtual.
No livro “The Fourth Education Revolution” (A Quarta Revolução da Educação, em livre tradução), o educador britânico Anthony Seldon apontou que quando os estudantes desempenham um papel ativo e dinâmico, eles conseguem lembrar e transferir aprendizagens no longo prazo, trazendo sentido e aplicação para o processo de aprendizagem. Qual a importância da aprendizagem ativa? Talvez você não conheça a aprendizagem ativa pelo nome, mas provavelmente já aprendeu algo com essa metodologia ou conhece alguém que tenha aprendido.O modelo tradicional de ensino, onde o professor passa o conhecimento por meio de explicações orais, exercícios e provas, não cabe mais – pelo menos não de maneira exclusiva – em um mundo como o nosso onde somos bombardeados diariamente com milhares de informações o tempo todo.
Por isso, foi mais do que natural uma evolução e adequação das formas de ensino à realidade dos estudantes, integrando novas ferramentas e métodos à rotina da sala de aula. Antes, um resumo sobre aprendizagem ativa Nessa metodologia de ensino, o aluno é incentivado a adquirir o conhecimento de maneira autônoma e mais participativa. Aqui no blog você pode saber mais sobre a aprendizagem ativa e conhecer alguns exemplos de uso no ensino superior. Como aprendemos? 10% lendo;20% escrevendo;50% escutando e observando;70% em discussões;80% praticando;95% ensinando. E pilares aprendizagem ativa.
5 maneiras de levar a aprendizagem ativa para as salas de aula - WPensar blog – Tudo sobre Gestão Escolar. O modelo pedagógico tradicional, em que o professor “ensina” e os alunos apenas ouvem, está ficando apenas no passado.
Um estilo diferente de aquisição de conhecimento, chamado aprendizagem ativa, tem despertado o interesse dos gestores e profissionais da educação por suas diversas vantagens. E talvez tenha chegado a hora de você dar mais atenção a este tema. Aprendizagem ativa - Editora Segmento. Aprendizagem Ativa: o que é e como se faz? - ZOOM Education. Durante muitos anos, o sistema educacional utilizado pelas escolas priorizou um modelo pedagógico onde o professor era o detentor de todo o conhecimento, tendo o papel de ensinar os alunos que apenas ouviam e se limitavam a aceitar o conhecimento passado, sem muitos questionamentos.
No entanto, é possível notar que esse cenário tem ficado cada vez mais no passado devido as novas metodologias, como a Aprendizagem Ativa. Nos últimos anos, os gestores responsáveis pelas escolas, os educadores e, até mesmo os alunos, têm se dado conta que é preciso modificar a forma como a relação entre o ensino e a aprendizagem acontece dentro das salas de aula. Uma das metodologias que vem despertando cada vez mais interesse entre os profissionais da educação é a Aprendizagem Ativa. Essa metodologia de ensino pode trazer uma série de vantagens para o ambiente escolar e para a formação educacional dos estudantes no futuro. Preparado?