Você sabe o que é design thinking? Muitos de nós somos cobrados no trabalho por desempenhos cada vez mais eficazes e resultados cada vez maiores.
A busca por desempenho está aniquilando nossa capacidade de experimentar caminhos diferentes. O medo de não cumprir as metas e não atingir os objetivos nos leva, inexoravelmente, ao caminho mais seguro e confiável dentre os conhecidos e já testados. Tim Brown, CEO da Ideo, ficou famoso em 2009 por compartilhar com o mundo um caminho diferente que tornou a Ideo uma das dez empresas mais inovadoras do mundo. Esse caminho é conhecido como “design thinking”, título do seu livro que vendeu milhares de exemplares em todo o mundo e foi lançado no Brasil pela editora Campus em 2010. Como designer, Brown descobriu que um bom desenho nem sempre é suficiente para resolver problemas do produto e que muitas vezes nem o próprio produto resolve o problema do cliente.
. ● Insight: Aprender com a vida alheia. Mapa de atividades - Blog Marcelo Ramos. Baseado nos dados da fase de análise, o Mapa de Atividade realiza o detalhamento do planejamento das atividades de aprendizagem em aula, ou seja, o detalhamento é feito por aula ou por unidade.
Cada unidade de aprendizagem, nesse documento definida como aula, tem o foco nos resultados esperados, no comportamento que o aluno deve adquirir. Cada unidade do Mapa de Atividades possui um detalhamento dos objetivos de aprendizagem, da estruturação, do tema, da carga horária da unidade, das atividades teóricas e práticas, das ferramentas e recursos necessários para a realização. Cada unidade deve refletir sua importância no planejamento final organizadas em um fluxo coerente evitando que as unidades fiquem desconectadas sendo, no final, o Mapa de Atividades, composto por um conjunto de unidades que se torna um todo, um único projeto de design instrucional, em que os objetivos de cada aula colaboram para atender o objetivo principal do curso.
10 aspectos de Gestão de Projetos em Design Instrucional. A metodologia de Gestão de Projetos é uma poderosa ferramenta para o alcance dos resultados de qualquer tipo de iniciativa, seja ela voltada para o aprendizado ou não.
O planejamento e controle do uso do tempo e recursos, assim como a comunicação estruturada entre os membros de um time de Projeto evitam falhas e ajudam a corrigir possíveis desvios antes que se tornem maiores problemas.Aqui estão alguns pontos, que entre muitos outros, fazem com que Design Instrucional e Gestão de Projetos caminhem juntas: 1. Storyboard. Afinal de contas, o que é SCORM? - Blog da Cia. Posted by Gustavo Escoqui on 16 jan, 2013 in SCORM | 3 comments Por Gustavo Escoqui * Para quem trabalha com e-Learning , SCORM é uma terminação comum e corriqueira do dia a dia. Mas, para o profissional que está começando a trabalhar na área, seja na área de treinamento de uma empresa ou como desenvolvedor, esta terminologia pode ser um pouco misteriosa. Meu objetivo com este post é tentar desmistificar o SCORM. Afinal de contas, o que é SCORM? Moodle. Descrição. Guia de Acesso Moodle.pdf. Moodle para administradores. Origem do DI. Games e educação: aprendendo com gamification.
Gamification parece ser a tendência do momento.
Muito se fala sobre seus benefícios, como tornar atividades de trabalho mais prazerosas, estimular a busca por um objetivo etc. E-learning Síncrono X Assíncrono. O papel do designer instrucional no e-learning. 17 de julho de 2008, 20:00 O design instrucional é a ligação entre a teoria de aprendizagem e a prática educacional e pedagógica.
As teorias são a base, o designer instrucional o meio e a tecnologia funciona como suporte da prática. Por Ricardo Carvalho Empenhado e convicto de que a união da tecnologia com a educação só trará bons frutos para nossa sociedade, vejo na democratização da informação e da tecnologia um futuro de oportunidades iguais. Conceito. Modelos. Níveis de Avaliação de Treinamento de Kirkpatrick. Conceito. Nível 1: Reação. Nível 2: Aprendizado. Nível 3: Comportamento. Nível 4: Resultados. Resumo. Donald Kirkpatrick. Taxonomia de Bloom. Conceito. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e definição de objetivos instrucionais. Biblioteconomia Digital: A Taxonomia de Bloom, verbos e os processos cognitivos. A Taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo é estruturada em níveis de complexidade crescente – do mais simples ao mais complexo – e isso significa que, para adquirir uma nova habilidade pertencente ao próximo nível, o aluno deve ter dominado e adquirido a habilidade do nível anterior.
Só após conhecer um determinado assunto alguém poderá compreendê-lo e aplicá-lo. Nesse sentido, a taxonomia proposta não é apenas um esquema para classificação, mas uma possibilidade de organização hierárquica dos processos cognitivos de acordo com níveis de complexidade e objetivos do desenvolvimento cognitivo desejado e planejado. Os processos categorizados pela Taxonomia dos Objetivos Cognitivos de Bloom, além de representarem resultados de aprendizagem esperados, são cumulativos, o que caracteriza uma relação de dependência entre os níveis e são organizados em termos de complexidades dos processos mentais. Foco sempre e agradecimentos a Dra.
Jorge Cativo. Benjamin Bloom. ADDIE. O problema dos Focus Groups em Design Instrucional » Design Instrucional. Focus Groups ou Grupos Focais possibilitam coletar a opinião do público sobre um assunto em particular — uma necessidade constante para diversas áreas, como Marketing e Recursos Humanos.
Principalmente durante a fase de Análise e Planejamento, os Focus Groups parecem uma excelente alternativa para ouvir a opinião de representantes da audiência sobre o conteúdo a ser aprendido, dificuldades, preferências e etc. A principal informação sobre aprendizagem que designers instrucionais conhecem » Design Instrucional. Especialistas, ou “SME (Subject Matter Experts)”, são uma parte extremamente importante na criação de qualquer experiência de aprendizagem.
São eles que detêm o conhecimento do tema a ser aprendido e que dominam o conteúdo a ser fornecido aos participantes. A responsabilidade dos especialistas no tema é tão grande que algumas pessoas tem dificuldade de entender qual é a necessidade de um designer instrucional, se o SME sabe tudo o que precisa ser ensinado. Conceito. De quanto tempo você precisa para preparar um treinamento? Com um pouco de prática, fazer slides em Power Point torna-se uma tarefa fácil para profissionais de qualquer área.
Mas criar um treinamento ou outro tipo de experiência de aprendizado requer muito mais do que fazer um manual ou apresentação e avaliar qual será o tempo necessário é uma tarefa complexa que envolve muitas variáveis. É exatamente por isso que o Design Instrucional existe como profissão, mas a metodologia requer tempo adequado para que cada fase seja executada de forma rigorosa e estruturada. Esse cuidado é ainda mais importante para profissionais que trabalham como “freelancers”, que frequentemente recebem por hora. Colaboração e Aprendizado: Cross-Training » Design Instrucional. A troca de conhecimento entre pares oferece uma alternativa ao aprendizado em sala de aula e incentiva a colaboração.
Atividades práticas possibilitam vivência nas competências trabalhadas por um programa de treinamento. Há algum tempo a revista americana “Inc.” publicou um artigo sobre os benefícios do “Cross-Training”, uma modalidade de treinamento que existe em diversas empresas, mas com diferentes nomes. Cross-training é a oportunidade dada aos profissionais para experimentar áreas diferentes da que ele atua, proporcionando uma visão mais geral de todo o processo. Os benefícios são diversos: Em minha experiência, pude observar as vantagens do “cross-training” entre as equipes de venda e pós-venda. Podcast: Melhores Apresentações e "Storytelling" » Design Instrucional. As mais diferentes profissões tem em comum uma mesma habilidade: fazer apresentações. Nancy Duarte é especialista na área e tem uma empresa que se dedica especificamente a criar apresentações.
A autora de dois livros participou de um Podcast, no qual compartilha dicas de como melhorar suas apresentações usando Storytelling Os principais pontos abordados foram: - A importância de preparação e ensaio: mesmo pessoas que parecem estar falando naturalmente, normalmente, se prepararam muito (quem leu a biografia do Steve Jobs sabe um pouco sobre o quanto ele preparava). 7 maneiras melhorar seus questionários (surveys)
Questionários ou Surveys são usados em diferentes fases do Design Instrucional, como por exemplo durante o levantamento de necessidades de aprendizado, ou na avaliação de reação, principalmente para coletar informações de um grupo grande pessoas. Por serem utilizados tão freqüentemente e nas mais diversas situações, questionários podem parecer fáceis tanto em sua criação, quanto em sua aplicação e interpretação de resultados, mas essa é uma falsa percepção. Profissionais que utilizam questionários para fins de pesquisa científica devem seguir rigorosos critérios metodológicos para que o resultado do seu trabalho seja considerado válido. Ainda que nem todos esses requerimentos sejam necessários para o uso de questionários em Design Instrucional, algumas práticas podem aumentar a qualidade e confiabilidade do resultado obtido através dessa ferramenta. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.
Google+ Avaliação (Evaluation) Perguntas para identificar a fase. Implementação. Perguntas para identificar a fase. Desenvolvimento. Perguntas para identificar a fase. Design. Perguntas para identificar a fase. Análise. Perguntas para identificar a fase. Cone de Aprendizagem. Conceito. Aprender na prática aumenta a retenção : Posted by Juliana Feitosa on setembro - 3 - 2013 | 0 Comment O famoso filósofo chinês Confucius (551 AC) já destacava de maneira simples e clara que o melhor caminho para ensinar é a prática: “O que eu vejo eu esqueço, o que eu escuto eu lembro, o que eu faço eu entendo.
. “ Edgar Dale. Inventário de Estilo de Aprendizagem - Kolb. Conceito. David Kolb. Taxonomia Krathwohl. Conceito.
Guia do Facilitador – uma ferramenta para garantir o padrão » Design Instrucional. Esse post é uma colaboração do colega Maércio Estevan, que trabalha há mais de oito anos como profissional da área de treinamento em todo o Brasil. Aqui ele compartilha algumas dicas sobre seu processo de criação do Guia do Instrutor, parte fundamental do material que garante consistência entre programas de treinamento.
Quando desenvolvemos um conteúdo, muitas vezes, nos “enxergamos” na frente dos participantes e imaginamos a aceitação do grupo em relação a cada uma das telas, filmes e atividades escolhidas. Ao mesmo tempo o “Desenvolvedor” tem que saber que não necessariamente ele será o responsável pela aplicação. O que são MOOCs? Pesquisas apontas as melhores técnicas para melhorar o aprendizado. EaD: Diferença entre cursos Síncronos e Assíncronos » Design Instrucional. Essa é uma diferenciação entre tipos de cursos online. Enquanto o treinamento síncrono depende de que todos os participantes iniciem e terminem o curso em datas determinadas e realizem atividades em horários específicos, o treinamento assíncrono pode ser completado conforme a disponibilidade do participantes (também chamado em inglês de self-paced training).
Como tudo, ambos tem suas vantagens e desvantagens. Lições sobre aprendizagem com o brasileiro campeão de Olimpíadas de Ciências » Design Instrucional. » Blog do livro #DTBR. A distância quilométrica entre a empresa e seus funcionários The huge gap between the company and its employees.