Secular rule of law erodes believers' political intolerance of atheists: Religion, Brain & Behavior: Vol 5, No 1. Atheists are distrusted in societies with religious majorities.
However, relatively little is known about the underlying reasons for this phenomenon. Previous evidence suggests that distrust of atheists is in part the result of believers thinking that being under supernatural surveillance by a watchful God underlies moral behavior. However, secular rule of law, including institutions such as police, judges, and courts, are also potent sources of prosocial behavior in some parts of the world. Como a ascensão evangélica está mudando as relações sociais e políticas no país. Depois de agitar o Congresso com bandeiras conservadoras empunhadas em nome do Senhor e ensaiar marchas militares com o exército dos Gladiadores do Altar, agora a cruzada evangélica chegou à novela das nove.
Se faltavam sinais para medir o tamanho da ascensão religiosa no país, o boicote que refreou os índices de audiência da global Babilônia indica que a escalada pentecostal chegou à sala de nossas casas. The kids of Jesus Camp, 10 years later: 'Was it child abuse? Yes and no' Ten-year-old Andrew Sommerkamp, with his shy demeanor and floppy blond hair, mounts the stage of the Kids On Fire church camp, and nervously tells the crowd that he’s struggling with his belief in God.
He’d spent days watching his fellow Christian campers weep uncontrollably, repenting and begging God’s forgiveness, and he has a confession to share. “I just want to talk about belief in God ... I’ve been having a hard time with it,” he says, staring at the ground, scared and confused as the other kids look around at each other with anxiety in their eyes. Papa Francisco: Ateus que seguem própria consciência serão bem vindos no céu. Crianças sem religião são mais generosas, diz estudo.
O Brasil virou o país do fanatismo? - Galileu. As eleições presidenciais acabaram em outubro, com a legítima eleição da presidente Dilma Rousseff.
Desde o começo do ano, à medida que cada vez mais pessoas aprenderam a escrever “impeachment”, a reação dos partidários de ambos os lados ganhou contornos ainda mais radicais. Em meados de março, duas manifestações tomaram conta das ruas das principais cidades brasileiras: uma a favor do governo, e a outra, maior em número, contra. Os protestos não registraram confusões, mas foram palco de cenas preocupantes: faixas com a suástica nazista pedindo a volta da ditadura militar em plena avenida Paulista, pessoas hostilizando jornalistas ideologicamente contrários ao movimento e acusações de golpismo para quem é contra o governo.
Durante os pronunciamentos da presidente e de dois de seus ministros na televisão, milhares de pessoas saíram na janela de casa para promover um panelaço – o barulho foi tão alto que abafou qualquer possibilidade de ao menos tentar ouvir o que diziam. 1. 2. Filhos de pais não religiosos têm valores éticos mais fortes Um dos argumentos mais comuns aos que defendem a presença da religião na vida de uma criança é que a fé ajuda a desenvolver fortes valores morais e éticos.
Mas pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia – o Longitudinal Study of Generations (Estudo Longitudinal de Gerações) –, que mapeou a relação entre a religião e a vida familiar na população norte-americana por 40 anos, revelou que pais ateus têm conseguido melhor desempenho do que as famílias ligadas a alguma religião. Além disso, segundo o estudo, quando esses adolescentes tornam-se adultos, eles tendem a apoiar a igualdade feminina e os direitos dos gays, ser menos racistas, menos autoritários e em média mais tolerantes que os religiosos. Os “nones” – como são conhecidas as famílias seculares e, de forma geral, as pessoas que não se identificam com nenhuma religião – estão em ascensão nos EUA e já representam um terço dos adultos com menos de 30 anos. Ensino laico centraliza debate Se oficialmente o Brasil é considerado um Estado laico, pois a Constituição e outras legislações preveem a liberdade de crença religiosa para os cidadãos , na prática, o que se vê é o preconceito e a intolerância como parte da lição de casa de milhares de crianças e jovens do ensino fundamental brasileiro.
Essa conclusão é da professora da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), Débora Diniz, que analisou as 25 obras mais usadas para o ensino religioso nas escolas públicas do país. O estudo gerou o livro “Laicidade: O Ensino Religioso no Brasil” e diz que a disciplina, da forma como está configurada, é uma ameaça à liberdade religiosa ao tentar impor questões católicas, além de promover a homofobia. Richard Dawkins, what on earth happened to you? Another day, another tweet from Richard Dawkins proving that if non-conscious material is given enough time, it is capable of evolving into an obstreperous crackpot who should have retired from public speech when he had the chance to bow out before embarrassing himself. — Richard Dawkins (@RichardDawkins)July 29, 2014Date rape is bad.
Stranger rape at knifepoint is worse. If you think that's an endorsement of date rape, go away and learn how to think. “Date rape is bad. Stranger rape at knifepoint is worse,” huffs Dawkins. Ateus têm vida sexual melhor. Anônimo arremata carta de Einstein sobre religião por US$ 3 milhões - 26/10/2012 - Ciência. Um comprador anônimo arrematou nesta semana, por pouco mais de US$ 3 milhões, uma carta do físico Albert Einstein (1879-1955), na qual o gênio alemão de origem judaica ataca a ideia de Deus, a Bíblia e o próprio judaísmo.
A venda foi feita pelo site de leilões e compras virtuais eBay. A carta, escrita à mão em alemão, foi enviada por Einstein ao filósofo judeu Erik Gutkind pouco antes da morte do físico. Eis o que diz um dos principais trechos do texto: "A palavra Deus é, para mim, nada mais do que a expressão e o produto das fraquezas humanas, e a Bíblia uma coleção de lendas honradas, ainda que primitivas, e que de qualquer maneira são bastante infantis.
Nenhuma interpretação, por mais sutil que seja, é capaz de (para mim) mudar isso. Holanda tem 44% da população de ateus e transforma igrejas e templos em livrarias, cafés e casas de shows. Quanto mais religioso, mais pobre tende a ser um país, diz pesquisa - 27/09/2010. 27/09/2010 - 08h16 Quanto mais religiosos são os habitantes de um país, mais pobre ele tende a ser.
Essa é a conclusão de uma pesquisa Gallup feita em 114 nações e divulgada no último dia 31 que mostra uma correlação forte entre o grau de religiosidade da população e a renda "per capita". Correlação, vale lembrar, é um conceito traiçoeiro. Quando duas variáveis estão correlacionadas, tanto é possível que qualquer uma delas seja a causa da outra como também que ambas sejam efeitos de outros fatores.
Paul Kurtz. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paul Kurtz (21 de dezembro de 1925 – 20 de outubro de 2012[2] [3] [4] ) foi um cético e humanista secular. Ele foi chamado de "o Pai do humanismo secular".[5] Ele foi professor emérito de filosofia na Universidade Buffalo, tendo anteriormente ensinado em Vassar, Trinity, e no Union colleges, além da New School for Social Research. Kurtz fundou a editora Prometheus Books em 1969. Ele também foi o fundador e presidente do Comitê para a Investigação Cética, o Council for Secular Humanism, e o Center for Inquiry. Table of Contents. An Atheist Manifesto. Update: (2/08/2006 1:35 p.m. Why Atheism? Just about everyone is an atheist when it comes to other gods — the gods that other people believe in or that nobody believes in anymore. Atheism. Secular humanism. The philosophy or life stance of secular humanism (alternatively known by some adherents as Humanism, specifically with a capital H to distinguish it from other forms of humanism) embraces human reason, ethics, and philosophical naturalism while specifically rejecting religious dogma, supernaturalism, pseudoscience, and superstition as the basis of morality and decision making.[1][2][3][4] The International Humanist and Ethical Union (IHEU) is the world union of more than one hundred Humanist, rationalist, irreligious, atheistic, Bright, secular, Ethical Culture, and freethought organizations in more than 40 countries.
Council for Secular Humanism.