Peau d'âne
Jean-Luc Godard
Chez Croque -
Mais uma vez, essa coluna é levada aos meandros do instinto humano, principalmente sexual, indicando a forte relação entre os prazeres da mesa e os da carne. Carne essa que também alimenta e que está presente o tempo todo no indigesto filme inglês “O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e seu Amante”, de Peter Greenaway. Indigesto naquilo que a arte pode ter de intensa ao confrontar a nossa existência com os valores sociais impostos. A primeira cena do filme já nos coloca com sinceridade a violência escatológica e anárquica que irá perpassar a obra. Não há nada de convencional na arte cinematográfica de Greenaway, mas há um requinte imagético e uma potência filosófica ímpar, difícil de se atingir com filmes puramente narrativos. “O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e seu Amante” é, talvez, o mais gastronômico dos filmes já realizados. As cenas de sexo na cozinha e em depósitos no meio de alimentos são figurativas e escancaram a vocação luxuriosa da gula e vice-versa.
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Cette chanson issue de la cinématographie française est une recette mise en musique.
Ainsi, on retrouve l'aspect ludique de la chanson, l'aspect culturel du cinéma et l'aspect linguistique avec tout le vocabulaire de la nourriture et de la cuisine. by vignasloren Feb 15