Laboratório de Produtos Florestais (LPF) - Serviço Florestal Brasileiro - SFB O LPF viabiliza soluções tecnológicas para o crescimento sustentável da atividade florestal. O Laboratório de Produtos Florestais foi criado em 1973 e, desde então, atua na área de tecnologia de madeira e outros produtos florestais, gerando, difundindo e transferindo conhecimento para contribuir com o desenvolvimento sustentável no setor florestal. O LPF contribui para o atendimento da crescente demanda pela utilização dos recursos naturais, em conseqüência da política implementada pelo Serviço Florestal Brasileiro - SFB, ao qual se vincula como Centro Especializado. Acesse aqui: Objetivos O LPF possui o objetivo básico de desenvolver estudos e pesquisas e transferir tecnologias que conduzam à utilização sustentável dos recursos florestais. desenvolver técnicas para a utilização e aplicação de produtos florestais madeireiros e não-madeireiros; caracterizar tecnologicamente madeiras nativas e exóticas, com vistas à classificação em usos finais e a introdução no mercado; Estrutura Chefia do LPF
Museu do Meio Ambiente - Página Inicial Especialistas discutem indicadores de sustentabilidade para florestas nativas — Embrapa Os pesquisadores Ladislau Araújo Skorupa da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e Luciano Arruda Ribas da Embrapa Acre (Rio Branco, AC), estarão em Rio Branco de 3 a 4 de novembro de 2009 coordenando uma oficina técnica, onde serão discutidos indicadores de sustentabilidade que possam ser aplicados na avaliação do manejo de florestas nativas, em especial na Amazônia. A oficina contará com a participação de 30 especialistas de diversas instituições de pesquisa e ensino ligadas à área de Manejo Florestal. “A expectativa é que a discussão contribua para a definição de um conjunto de indicadores-chaves, que possam ser empregados na construção de um sistema de indicadores de sustentabilidade para o monitoramento da exploração. Trata-se de uma primeira oficina, de quatro previstas, onde será abordada a dimensão Ecológica/Ambiental.O evento faz parte do projeto “Manejo Florestal na Amazônia”, coordenado pela Embrapa Acre.
Instituto Estadual de Florestas - IEF - Área de Proteção Ambiental - APA As Áreas de Proteção Ambiental (APAs) pertencem ao grupo de unidades de conservação de uso sustentável. São áreas em geral extensas, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. As APAs são constituídas por terras públicas ou privadas. Respeitados os limites constitucionais e os zoneamento, podem ser estabelecidas normas e restrições para a utilização de uma propriedade privada localizada em uma Área de Proteção Ambiental. As condições para a realização de pesquisa científica e visitação pública nas áreas sob domínio público serão estabelecidas pelo IEF. Clique aqui (.pdf 20Kb) para saber quais são as APAs Estaduais de Minas Gerais.