Aprenda português através da literatura, música e cinema
Nós somos uma nação relativamente jovem. Enquanto na Europa, vários países têm séculos e até milênios de história, nós temos um pouco mais de cinco séculos. Ok, havia a população indiana que ocupava as terras antes da colonização dos portugueses. Mas pouco se sabe sobre ela e nossa nação se construiu a partir da chegada deles ao território que deram o nome de Brasil.
Produção de Textos - Como Começar?
Daniela Diana Professora licenciada em Letras A produção de textos é o ato de expor por meio de palavras as ideias sobre determinado assunto. Saber como escrever um texto pode ser um pré-requisito para conseguir um emprego e uma vaga na faculdade. Isso porque pessoas que escrevem bons textos conseguem se expressar melhor. Vale lembrar que o hábito da leitura é essencial para se produzir um bom texto.
Sinais de Pontuação - Só Português
Os sinais de pontuação são recursos gráficos próprios da linguagem escrita. Embora não consigam reproduzir toda a riqueza melódica da linguagem oral, eles estruturam os textos e procuram estabelecer as pausas e as entonações da fala. Basicamente, têm como finalidade:
Produção de texto: Como incentivar os alunos a escrever melhor
A produção de texto está presente nas diversas etapas do conhecimento. Ela se relaciona com os estudantes desde criança, estimulando a criatividade. E, no final do Ensino Médio, é bastante decisiva para o Enem. Durante toda essa jornada, a relação do aluno com a produção textual pode ser conflituosa. Afinal, ela é desafiadora para os estudantes que não são corretamente estimulados e motivados a desenvolver a escrita. Além disso, o educador desempenha um importante papel em todo esse processo.
Uma forma diferenciada de trabalhar as variações linguísticas - Brasil Escola
A linguagem como forma de interação entre as pessoas. Ao trabalhar as variedades linguísticas, o educador precisa destacar alguns pontos relevantes no que se refere às questões concernentes à língua, tais como: marcas de oralidade, níveis de registro, dialeto, neologismos, entre outros. E agora com o advento da tecnologia, esta questão precisa ainda mais ser discutida em sala de aula, pois a chamada linguagem virtual está interferindo nas produções textuais feitas pelos alunos.
O desafio de ensinar Português
Por Gabriela Bueno * Seja pelo fato da disciplina ter um grande volume de regras, variáveis e exceções, seja pela metodologia que a matéria é lecionada, o que pode dificultar o seu entendimento e aplicação, ministrar aulas de Língua Portuguesa é sempre um desafio para os docentes. E engana-se quem imagina que essas dificuldades estão presentes apenas no Brasil. Em outros países lusófonos, como Portugal e Moçambique, elas também acontecem, mas adaptadas às respectivas realidades.
O que ensinar em Língua Portuguesa
Até os anos 1970, o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa era comparado a um foguete em dois estágios, como bem pontuam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O primeiro ia até a criança ser alfabetizada, aprendendo o sistema de escrita. Já o seguinte começaria quando ela tivesse o domínio básico dessa habilidade e seria convidada a produzir textos, notar as normas gramaticais e ler produções clássicas. PRODUÇÃO E REFLEXÃO (à esq.)
A PRÁTICA DA ESCRITA NA ESCOLA: PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SENTIDO Cleide Inês Wittke (UFPEL) - Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa
Profa. Dra. Cleide Inês Wittke (UFPEL) 1 Contextualizando o tema Embora venha ocorrendo de modo mecânico, por se tratar de um exercício de treinamento e não de um ato social de interlocução, a prática da escrita tem constituído o conteúdo abordado na aula de português, na escola, tanto no ensino médio quanto no fundamental.
Professora ensina gramática com música e faz sucesso no YouTube
Aprender português nunca foi tão divertido! A professora Carol Mendonça, que dá aula em cursos preparatórios há oito anos, está fazendo sucesso nas redes sociais ao ensinar língua portuguesa por meio de memes e músicas. Há um ano Carol começou a postar vídeos no canal Português para Desesperados, no YouTube.
Gramática
Introdução Sinais ortográficos Sinais de pontuação Morfologia - Partes do discurso Substantivo Adjectivo Género Nomes uniformes Número Graus de significação dos nomes adjectivos Aposto ou continuado Atributo e acessório Nomes numerais Pronome Artigo Verbo Os complementos Agente da passiva Predicativo do complemento directo Complementos circunstanciais Elementos do verbo Tema e desinência Números e pessoas Desinências pessoais Modos dos verbos Tempos dos verbos
A leitura exige motivação, objetivos claros e estratégias
ISABEL SOLÉ "O ensino das stratégias de leitura ajuda o aluno a utilizar seu conhecimento, a realizar inferências e a esclarecer o que não sabe." (Crédito: Foto: Sérgio Scripilliti) Pesquisas sobre como o leitor interage com o texto circulam no ambiente das universidades desde a década de 1970. Coube à espanhola Isabel Solé, professora do departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação na Universidade de Barcelona, na Espanha, trazer a discussão para as salas de aula.
Português. Estratégias de Ensino para as aulas de Português - Brasil Escola
Nossa língua é um legado de diversidades múltiplas de linguagem e é dividida em duas partes: a fala e a escrita. A princípio se definiu a fala como individual, algo próprio, passível de ser moldada, de acordo com os grupos lingüísticos. Já a escrita é social, a fim de termos uma convenção ao escrevermos, algo que será compreendido ao ser lido em todo âmbito social em que a língua é falada. No entanto, com o passar dos anos, falamos de discursos e tipologia de discurso, ou seja, dos tipos de comunicação existentes. Há tipos de discurso para todas as ocasiões: para conversas formais e informais, com os colegas de sala, com os pais, msn, orkut.
Recursos Didáticos
Animações Filmes de animação para o trabalho em sala de aula Artigos Artigos, teses, dissertações e monografias para consulta Áudios Acesso a diversos sons relacionados à disciplina de Língua Portuguesa Bibliotecas Bibliotecas do país e do mundo Cadernos Pedagógicos Material didático-pedagógico produzido pela Seed