background preloader

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) é um dicionário de português contemporâneo que contém mais de 110 000 entradas lexicais, incluindo locuções e fraseologias, cuja nomenclatura compreende o vocabulário geral, bem como os termos mais comuns das principais áreas científicas e técnicas. O dicionário contém sinónimossinônimos e antónimos antônimos por acepçãoaceçãoacepção e permite ainda a conjugação verbal. É também possível consultar informação sobre a origem de algumas palavras e a sua pronúncia. O DPLP permite a consulta de acordo com a norma do português europeu ou de acordo com a do português do Brasil, com ou sem as alterações gráficas previstas pelo Acordo Ortográfico de 1990. Para informações pormenorizadas, deverá aceder à secção Como consultar. Quaisquer sugestões ou correcçõescorreçõescorreções devem ser enviadas para dicionario@priberam.pt.

Conjugador de Verbos da Língua Portuguesa Exemplos de verbos para conjugar: amar ; haver ; ir ; querer ; por ; saber ; ser ; ter ; usar ; ver ; vir ; Interface criada pelo Grupo de Linguística da Insite Visite o Blog e álbum de fotos do Grupo de Linguística da Insite Dicionário Priberam da Língua Portuguesa Dicionário Priberam da Língua Portuguesa Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais... Definições Acordo Ortográfico de 1990 Variedade do Português Balões informativos Em qualquer momento pode alterar esta configuração clicando no botão à direita da caixa de pesquisa. Importante: as definições acima são guardadas em cookies. Página principal pub O Ano em Palavras "O Ano em Palavras" apresenta algumas das palavras mais pesquisadas ao longo do ano no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa que reflectemrefletemrefletem alguns dos principais acontecimentos portugueses e internacionais. Dúvidas linguísticas Na frase ceámos à lareira que a noite estava fria, qual é a função desempenhada pela palavra que? Agradecia que me informassem qual a palavra correta, prefabricado ou pré-fabricado, e se possível qual a regra para as palavras hifenizadas. Ver todas... Palavra do dia re·mo·ti·var re·mo·ti·var - ConjugarConjugar(re- + motivar) Mais pesquisadas do dia

UmPortugues.com - Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Dicionário de Português | Michaelis Apresentação A elaboração do Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa estendeu-se ao longo de dez anos e contou com a dedicada colaboração de 84 profissionais especializados. Com esta publicação, a Melhoramentos reafirmou sua tradição na edição de dicionários de qualidade, oferecendo ao público uma grande e imprescindível obra de referência que renovou as possibilidades de estudo, conhecimento e uso correto de nossa língua. Este dicionário, com mais de 200.000 verbetes e subverbetes, foi planejado com extremo rigor lexicográfico, procurando-se registrar o maior número possível de vocábulos, tanto da linguagem escrita quanto da oral. A obra se baseia no banco de dados lexicográficos da Melhoramentos, que foi reestruturado, revisto e ampliado com milhares de novos verbetes elaborados por especialistas em diversas áreas do saber. A utilização de sofisticados recursos de informática possibilitou uniformizar as informações, além de sistematizar as remissões e referências cruzadas.

Normas APA actualizadas (Formato APA) para la presentación de trabajos escritos. Dicionário de Sinônimos - Sinônimo online de Português Onde ou aonde - Dúvidas de Português As palavras onde e aonde existem na língua portuguesa e estão corretas. Contudo, têm significados diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra onde se refere ao lugar em que alguém ou alguma coisa está, ao lugar em que está acontecendo alguma coisa, não indicando movimento. A palavra aonde se refere ao lugar para onde alguém ou alguma coisa vai, indicando movimento. Onde tem sua origem na palavra em latim unde e indica permanência, não sugerindo movimento. Exemplos: Onde ele mora? Aonde é uma palavra formada através da junção da preposição a com a palavra onde: a + onde. Aonde ele foi? Onde e aonde são advérbios, podendo ser interrogativos ou relativos, dependendo do contexto em que são utilizados.

El valor de los Nede Na’aqtacpi, los “libros de palabras” Indígenas qom y quechuas expresan la importancia que tienen los diccionarios en su quehacer cotidiano, buscando un entendimiento con los libros que reciben en las bibliotecas de sus comunidades Recientemente los paisanos que forman parte del proyecto “Bibliotecas rurales de Cajamarca” publicaron un texto sobre la importancia de contar con diccionarios para propiciar un mayor entendimiento intercultural, uno de los testimonios de quienes colaboran como bibliotecarios rurales expresa lo siguiente: “En la comunidad aprendemos de nuestros mayores; cuando ellos nos hablan nos explican el significado de las palabras que dicen, pero en una biblioteca nos encontramos con libros que hablan de diferentes culturas, con otros términos que no conocemos. Es ahí cuando el diccionario se convierte en una herramienta o en un amigo consejero que nos dice el significado de algo que no entendemos”.

Related: