Jogo pedagógico para ensino da separação silábica Neste jogo pedagógico é proposta uma atividade de ditado coletivo para a fixação da separação silábica de palavras que possuem dígrafos, encontros consonantais e encontros vocálicos. Dados da aula Objetivos: - Praticar o reconhecimento de sílabas que contenham dígrafos, encontros consonantais e encontros vocálicos; - Praticar a separação silábica de palavras que contenham dígrafos, encontros consonantais e encontros vocálicos; - Reconhecer novas possibilidades de ensino/aprendizagem por meio de jogos pedagógicos.
Material didático – português para alunos estrangeiros Apostilas Material didático usado em aulas de Português como língua estrangeira na Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível para uso. Português no Mundo Português no Mundo Atualmente, o português é língua oficial de oito países (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste). Apesar da incorporação de vocábulos nativos e de modificações gramaticais e de pronúncia próprias de cada país, as línguas mantêm uma unidade com o português de Portugal. O português também é falado em pequenas comunidades, reflexão de povoamentos portugueses datados do século XVI, como é o caso de: A Língua Portuguesa se faz presente em todos os continentes, observe: América: O Brasil é o único país de língua portuguesa na América.
O ensino da sintaxe. Pontos relevantes sobre o ensino da sintaxe O ensino da sintaxe, baseado em regras e nomenclaturas, pode ser desestimulante A sintaxe = REGRAS + NOMENCLATURAS = POSTULADOS GRAMATICAIS. Eis aí uma fórmula básica quando o assunto se refere ao ensino de Língua Portuguesa. Recursos Didáticos Animações Filmes de animação para o trabalho em sala de aula Artigos Artigos, teses, dissertações e monografias para consulta Áudios Acesso a diversos sons relacionados à disciplina de Língua Portuguesa Bibliotecas Bibliotecas do país e do mundo
Música no ensino de gramática Professor, que tal uma proposta de aula para deixar mais fácil o ensino da Gramática? Não seria interessante abordar conteúdos gramaticais de uma maneira divertida e lúdica? Pois saiba que é possível, e o uso dessa metodologia produz resultados significativos para o ensino da língua portuguesa. Para sair da rotina (fuja dela sempre que possível!) As 20 obras mais importantes da literatura brasileira Como costumava dizer Umberto Eco, "O mundo está cheio de livros fantásticos que ninguém lê", uma afirmação adequada, principalmente quando falamos de clássicos da literatura. Geralmente, no caso de escritores brasileiros, somos forçados a uma avaliação burocrática na escola e acabamos adquirindo uma certa antipatia a determinado livro ou autor quando o objetivo deveria ser justamente o contrário. É surpreendente como uma segunda visita a essas obras, já em nossa maturidade, pode revelar um tesouro empoeirado e escondido, bem ali na nossa estante. Afinal, mudaram os livros ou mudamos nós? A limitação de apenas 20 indicações me forçou a deixar grandes autores de fora, tais como: Álvares de Azevedo, Antônio Calado, Augusto dos Anjos, Autran Dourado, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Cecília Meireles, Dias Gomes, Dalton Trevisan, Fernando Sabino, Gonçalves Dias, José de Alencar, José Lins do Rego, Monteiro Lobato e Murilo Mendes, para citar alguns (em ordem alfabética).
Como fazer o aluno gostar de escrever? Antes de papel e lápis, a aula de redação deverá discutir de alguma forma o tema geral! Muitas vezes quando o aluno escreve “abobrinhas”, como dizem, ou expõe ideias vagas, sem conexão, a culpa não é dele! A tarefa de escrever não é simples, ainda mais para aquele aluno que tem dificuldades de concentração. E se um ambiente de paz e segurança não for criado para a produção de texto, é praticamente impossível que resulte em algo produtivo. A segurança é gerada a partir do momento em que o assunto é conhecido.
Contextualizando o ensino da gramática por meio da arte Posicionamentos diversos se manifestam quando o assunto se refere à concepção que se tem acerca do ensino da gramática. Nesse sentido, cabe ressaltar que tal diversidade muitas vezes se demarca muito mais por aspectos de ordem negativa que positiva. Assim, dizeres parecem se misturar, nos quais a predominância pende para algo mais ou menos do tipo: “estudar gramática é muito chato”; “aprender aquelas regras é insuportável”; “detesto Português”, e assim por diante. Mudanças nesse quadro são necessárias, sobretudo pela importância de fazermos bom uso da língua que falamos, valorizando-a em todos os seus aspectos. Propor metodologias distintas, no sentido de buscar meios mais eficazes de fazer com que o ensino se concretize, é, por excelência, uma das incumbências atribuídas a todo educador. Quanto ao ensino da gramática, a situação não é diferente.