Cadernos – Avaliação Diagnóstica — SÓ ESCOLA. A representação do Nordeste pelos personagens do “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. 4 aulas de 100 minutos cada.
Estratégias e recursos: Computador e ou internet ou televisão e dvd; projetor; discussão oral e coletiva; atividades em grupo; exposição oral; produção de ensaio e texto expositivo-argumentativo; perfomance artística. Atividade 1 O objetivo dessa atividade é comparar a obra de Suassuna entre versão impressa e cinematográfica. Depois de ter lido a obra, os alunos assistirão à versão cinematográfica do enredo. Disponível em: Acesso em: 23 nov. 2013. Após assistirem ao filme, os alunos deverão oralmente discutir sobre a versão original do enredo, texto dramático, e a releitura cinematográfica. Professor, nesse momento, a condução da discussão é importante para que análises produtivas, mesmo informais, sejam empreendidas.
Antes de a discussão iniciar, ler em projeção e com os alunos: a) o item 1 – “Da literatura para o cinema”, do artigo de Lúcia Correia Marques de M. Só Português - Portal da Língua Portuguesa. PPPLE - Portal do Professor de Português Língua Estrangeira.
Espaço do professor de Língua Portuguesa. Espaço do professor de Língua Portuguesa. Gramática sem decoreba. Há anos se fala de uma concepção diferente do ensino de gramática, mas pouca coisa mudou.O professor sabe que decorar regras e ler a gramática (que deve ser usada só para consulta) não funcionam.
Isso porque somente o estudo teórico não leva ninguém a falar, ler e escrever melhor.Como muitos educadores ainda não descobriram outra forma de abordar o tema, simplesmente o deixam de lado. O resultado é que o conteúdo praticamente desapareceu da sala de aula. Essa parte da língua foi relegada porque se acreditava que ela não dava competência para redigir bem. "Nos anos 1990, essa idéia começou a ser questionada", observa Kátia Lomba Brakling, uma das autoras dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa de 1ª a 4ª série e de 5ª a 8ª. "Tudo o que se vê nos programas de leitura mostrou que esse é mais um dos componentes a ser abordado quando se fala em reflexão sobre a língua. " Plano de Aula - 8º ano - Língua Portuguesa - Contos e a regência verbal (com o uso das preposições) Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender como é feita a regência verbal (com o uso das preposições) em construções variadas de um texto do gênero conto. Materiais necessários: Datashow; computador; conto impresso. Dificuldades antecipadas: os alunos poderão ter dificuldade em perceber as relações de regência e o uso das preposições. Referências sobre o assunto: BECHARA, Evanildo. MARCUSCHI, L. SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle. SILVA, Silvana.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. O predicativo do sujeito na construção do texto. Utilização do laboratório de informática e sala de vídeo; utilização de propagandas veiculadas na internet; pesquisa em gramáticas.
Aula 01 (50 minutos) O tema dessa aula trata-se do predicativo do sujeito o qual é empregado para atribuir características ao sujeito: descrevendo-o, mostrando seu estado físico ou emocional, dando uma informação nova a seu respeito, num determinado momento ou diante de uma circunstância. A relação entre sujeito e predicado constitui a estrutura básica das orações mais típicas da língua portuguesa.
Logo, conhecer os termos essenciais da oração significa aprender lidar com o mecanismo da concordância verbal que é um dos mecanismos linguísticos responsáveis pela coesão textual. Atividade. Usando corretamente a acentuação. As estratégias a serem utilizadas são: - aula interativa; - trabalho em grupo; -jogos ortográficos.
Desenvolvimento 1ª atividade: 1) O professor inicia a aula apresentando o quadro abaixo solicitando a leitura das palavras. 2) Após a leitura o professor solicita que, coletivamente, identifiquem e assinalem a sílaba forte em cada uma dessas palavras. OBS.: Propositalmente o professor escreverá as palavras que possuem acento e que não possuem, afim de que os alunos percebam a tonicidade da sílaba sem a indicação do acento. COMO ENSINAR A LÍNGUA PORTUGUESA? – Artigos.etc.br. Tendo em vista a importância fundamental da linguagem em sociedade especialmente no que se refere ao domínio eficaz da leitura e da escrita, transformações profundas começam a acontecer, ou pelo menos, foram propostas, no final do século passado em relação ao ensino de língua materna no Brasil.
No pensamento de Freire entendemos: “Ensinar exige risco, aceitação do novo que não pode ser negado ou acolhido só porque é novo, assim como o critério de recusa ao velho não é apenas o cronológico. O velho que preserva sua validade ou que encarna uma tradição ou marca uma presença no tempo continua novo”. (FREIRE, 1995). Ensinar uma língua requer uma busca constante do “novo” para as mudanças que ocorrem no tempo, mas não devemos deixar de lado o que é velho, pois o velho são as experiências já vividas e mostradas no seu todo, dando e servindo de uma base sólida para saber administrar o novo.
A fala, assim como a escrita, é meio de comunicação, interação e ambas possuem regras. Porvir - Inovações em Educação. Planos de Aula.