5 Dicas para a redação do Enem. Se o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado o maior vestibular do País, a prova de redação é a mais esperada e comentada do Exame.
Temida por muitos, em parte pelo risco de zerar, em parte pela surpresa do tema, a redação vem ganhando importância a cada ano, acompanhando a relevância do Enem para a vida dos estudantes brasileiros. O Enem foi criado em 1998 para avaliar a qualidade do ensino médio. Desde então, passou por uma série de modificações e hoje em dia é usado como porta de entrada para a faculdade. Vários programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior exigem um bom desempenho no Enem para concorrer a uma vaga e a prova de redação é um dos requisitos.
O Programa Universidade para Todos (ProUni), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), por exemplo, exigem que o candidato tenha nota maior que zero para participar. FORMAS PARA INICIAR UM TEXTO DISSERTATIVO. Como fazer a melhor INTRODUÇÃO na sua redação do ENEM. USO DA VÍRGULA: DICAS RÁPIDAS. Emigrante ou imigrante? Chat_bubble_outline more_horiz (Getty Images /Lucas Silva /Guia Do Estudante/Reprodução) Brenda saiu do Peru e veio morar no Brasil.
Ela é uma emigrante ou imigrante? Depende de que perspectiva você fala! Em relação ao Peru, ela é uma emigrante, pois se mudou de lá para outro lugar. Para entender melhor o significado de cada palavra, vamos recorrer aos prefixos “e” e “i” que acompanham o termo migrante – que, por sua vez, quando está sozinho significa simplesmente “aquele que muda de uma região para outra”. O prefixo “e”, se analisada sua origem grega, adiciona um significado de posição interna. Já o prefixo “i”, de origem latina, além de significar “sentido contrário” ou “movimento para dentro”, também adiciona em alguns casos a conotação de privação e negação (um bom ponto de partida para o debate sobre xenofobia, imigração e crise de refugiados). Tudo sobre dúvidasGramáticaimigraçãoportuguês. A literatura é o único instrumento realmente capaz de mudar o homem. A literatura não é um fenômeno recente.
Antes mesmo das inscrições rupestres, ela já existia em sua forma oral. É fácil imaginar o Homo sapiens, ainda na era das cavernas, no fim do dia, ao redor do fogo, narrando suas façanhas de caçador. Certamente aquele que tivesse a melhor estratégia narrativa acabava por angariar vantagens competitivas naquela civilização incipiente. Poderia exercer algum posto de liderança e comando, reivindicar as melhores glebas de caça, reservar para si as mulheres mais saudáveis e gerar as proles mais bem-sucedidas. É razoável supor que, pela prevalência do mais apto, somos descendentes de uma linhagem de trogloditas contadores de histórias.
Mas o registro literário desde a escrita rupestre, passando pela escrita cuneiforme, pelo papiro, pelo pergaminho, pelos incunábulos dos escribas dos mosteiros medievais, sempre permeou a vida da humanidade. 8º — A Literatura faz a aproximação entre a ciência e a vida. Untitled. Resenha + Resumo: IRACEMA FUVEST 2019 I LIVRO OBRIGATÓRIO. Repertório Redação:15 mulheres que mudaram o mundo para melhor. Ainda que não apareçam nos livros de história, muitas mulheres foram responsáveis por grandes revoluções e invenções da humanidade.
Para dar espaço e relembrar a luta delas, a Revista Bula reuniu em uma lista 15 exemplos de mulheres que contrariaram os estereótipos, venceram o sexismo e abriram portas para suas sucessoras nas mais diferentes áreas do conhecimento. Entre as listadas, estão a paquistanesa Malala Yousafzai, que luta para que todas as garotas recebam educação formal; Ella Fitzgerald, a primeira mulher negra a ganhar o Grammy; e Virginia Apgar, médica norte-americana criadora do Teste Apgar, responsável por diminuir a mortalidade infantil em todo o mundo. Susan B. Anthony Se hoje as mulheres norte-americanas podem votar, Susan B. Malala Yousafzai A paquistanesa Malala Yousafzai começou a enfrentar o Talibã aos 11 anos. Ali Stroker Elizabeth Blackwell Edith Wharton Murasaki Shikibu Joan Ganz Cooney Ella Fitzgerald Junko Tabei Chiquinha Gonzaga. Revisão - Simulado Enem Online de Literatura com 10 questões. Enem (2014) Quando Deus redimiu da tirania Da mão do Faraó endurecido O Povo Hebreu amado, e esclarecido, Páscoa ficou da redenção o dia.
Páscoa de flores, dia de alegria Àquele povo foi tão afligido O dia, em que por Deus foi redimido; Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia. Pois mandado pela Alta Majestade Nos remiu de tão triste cativeiro, Nos livrou de tão vil calamidade.