Entenda o que é cidadania na era digital. Nunca houve um momento tão bom para ser um jovem produtor de conteúdo.
Ferramentas digitais gratuitas e de baixo custo permitem que alunos escrevam blogs, compartilhem suas fotos e trabalhos nas redes sociais, criem vídeos, desenvolvam projetos no YouTube e colaborem em outros feitos por colegas ao redor do mundo. LEIA MAIS Entenda o que são e como usar as Competências Gerais na BNCC Essas são apenas algumas das formas pelas quais os jovens cidadãos da atualidade – cidadãos digitais – estão aproveitando as oportunidades de viver, aprender e trabalhar em um mundo interconectado.
Mas essas oportunidades são acompanhadas por responsabilidades. Os alunos devem aprender a agir e seguir exemplos de comportamentos seguros, legais e éticos. LEIA MAIS Saiba mais sobre a competência Cultura Digital LEIA MAIS Como aplicar a competência Responsabilidade e Cidadania Este gráfico foi publicado originalmente no site do ISTE e traduzido pelo Porvir mediante autorização. Celebrando Educadores. 8 Aplicativos para se organizar mais e melhor – MakerZine. O que você vai ver neste post: A ideia deste post é trazer algumas opções GRATUITAS e que podem ser utilizadas em diversos dispositivos como celulares, pcs, notebook, tablets, etc.
O foco é mostrar aplicativos que podem ser utilizados para tanto a sua vida profissional, quanto sua vida pessoal. Vamos lá! 1 – Agenda Google Calendar Para mim, um dos melhores apps para se organizar que existem. Para ir para o Google Calendar, clique aqui. 2 – Anotações / Tarefas Google Keep Esse app é perfeito para quem vive tendo ideias enquanto está fazendo outras atividades e precisa guardar informações para recuperá-las rapidamente em um outro momento. Para ir para o Google Keep, clique aqui.
Trello Trello é um aplicativo gerenciador de projetos. Para ir para o Trello, clique aqui. OneNote. A-importancia-da-Educacao-em-STEM - Google Slides. 98b3da d3163cea114c4faa8772bbb5bb55dce2. Práticas em Realidade Aumentada by Cristiane Marcelino on Genial.ly. PráticasemRealidade Aumentada,AppPlay-Doh Touch,O objetivo das oficinas é trazer ao público práticas possíveis em Realidade Aumentada pensando não só na autoria do professor mas também a dos estudantes.
,Projeto IdentidadeUso do appHP Reveal,O objetivo é elaborar Realidades Aumentadas com o uso do app HP Reveal. Os estudantes deverão elaborar desenhos, avatares ou trazer algo que os represente. O desenho em contato com o dispositivo móvel deverá mostrar um vídeo com a narrativa do estudante. Sugerimos uma narrativa para a "foto da identidade" e outra para a "digital" onde o estudante deverá apresentar a "sua marca" (exemplo: Minha marca é o sorriso, a simpatia). ,Projeto Idendidade,#autoria, ,MENU,PráticasemRealidade Aumentada,0,Colégio Pedro II - Realengo I,Materiais,Clique nos posts,ProjetoARSandbox,O estudo e implementação do projeto AR Sandbox em uma escola pública do Rio de Janeiro. 10 guia robotica criativa. Hacking STEM: Activity Library. 10DICASDEAPLICATIVOS WEB. Segurança On-line e Cultura Digital - Episódio 2 - Como evitar armadilhas no mundo digital. - EdueDai Podcast.
Segurança On-line e Cultura Digital - Episódio 1 - Segurança e Cidadania na e... Episódio #118 – Exposição de Crianças na Internet - Segurança Legal. 23552_12257. Educação Conectada. Com checagem de fatos, alunos desmascaram boatos sobre Ciências. Aquecimento global existe?
Vacinas causam autismo? Alface faz bem ao coração? Na era de excesso de dados, receber informações duvidosas se tornou parte do dia a dia de todos, inclusive dos alunos do Colégio Super Ensino, na cidade de Ourinhos, no interior de São Paulo. As perguntas acima eram frequentemente ouvidas pelo professor de Biologia Estêvão Zilioli. As dúvidas levantadas pelos estudantes de 1º e 2º anos do Ensino Médio tinham origem nas redes sociais e em correntes do WhatsApp. LEIA MAIS Educação midiática: entenda como e por que trabalhar em sala de aula A criação do projeto demandou uma mudança de postura por parte do professor. E-farsas e boatos.org, os jovens encontraram respostas para as dúvidas.
Segundo o professor, Ciências é um dos campos mais suscetíveis à desinformação. De uma aula a um projeto “Jornalismo bem feito e ciência bem feita são coisas muito parecidas”. Para se preparar, o professor participou de um workshop da agência de fact-checking Lupa. FAKE! NÃO AFOBA! EUSurvey - Survey.