PantallasAmigas - Por un uso Seguro y Saludable de las Nuevas Tecnologías. Dia Internet Segura. A Internet faz parte do mundo, criando uma imensa rede de conexões.
Vivemos conectados boa parte do tempo, com pessoas, objetos, instituições e até roupas, todos cada vez mais presentes em nosso cotidiano. A Internet é fruto do que fazemos com ela, por isso cada um de nós pode contribuir fazendo um uso cidadão e responsável. Pessoas, grupos, empresas e instituições públicas, todos participam. O Safer Internet Day é uma iniciativa anual com objetivo de envolver e UNIR os diferentes atores, públicos e privados, na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das TICs, nas escolas, universidades, ONG's e na própria rede. Com esta motivação, o Dia da Internet Segura, criado pela Rede Insafe na Europa, reúne atualmente mais de 140 países para mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular um uso livre e seguro. Veja como participar » Google. Dia Internet Segura. Cartilha para Adolescentes: Prevenção do Suicídio na Internet 13% das crianças e adolescentes já foram impactados com conteúdos relacionados a suicídio, segundo dados do NIC.br.
Na cartilha "Prevenção de Suicídio na Internet", produzida pelo Vita Alere, com o apoio da Safernet, do Google e da Unicef, o adolescente encontra informações e orientações sobre o que fazer, como superar e onde pedir ajuda sobre o tema. Guia de discussão 13 Porquês 13 Reasons Why é uma série de ficção que aborda questões delicadas enfrentadas na vida real por adolescentes e jovens, como violência sexual, abuso de substâncias, bullying, suicídio e violência à mão armada. As informações do Guia de discussão são destinadas a ajudar o público a entender as várias questões abordadas na série e a estimular diálogos produtivos sobre os assuntos, valorizando o sentimento de empatia pelo próximo.
Biblioteca de Alfabetização Digital Facebook Jogo "Cittadino" Guia #Internet com Responsa. Google SejaIncrívelNaInternet DigitalCitizenshipSafety Curriculum. Plano de aula gratuito ensina estudantes a checar informações - Agência Pública. Reconhecer infomações falsas e evitar compartilhá-las pode ser muito difícil, ainda mais em meio ao excesso de conteúdo que circula pela internet.
Para ajudar estudantes de ensino médio a desenvolverem essa habilidade, o Instituto Poynter – entidade norte-americana sem fins lucrativos que promove o ensino do jornalismo – desenvolveu um plano de aula que explica princípios da verificação de fatos. O guia faz parte das celebrações do Dia Internacional do Fact-Checking, comemorado em 2 de abril, e está disponível em 11 idiomas. A versão em português foi produzida pela Agência Pública, que mantém o projeto de fact-checking Truco.
As atividades do plano – que pode ser baixado gratuitamente no site do Dia Internacional do Fact-Checking – têm uma duração estimada de 75 minutos, o que permitiria encaixá-lo em uma aula dupla. Um folheto de quatro páginas é entregue aos alunos, e o professor pede a todos que se posicionem sobre o que acham do voto obrigatório ou do voto facultativo. Guia de Letramento Midiático: o que é, como aplicar e identificar desinformação.
Compartilharam um texto no Facebook.
É um desses textos que você poderia ter recebido também no grupo de WhatsApp. O visual das páginas, o estilo do texto e o conteúdo informativo até parecem com o dos sites que você conhece. Esses textos trazem dados, revelam fatos escandalosos, mostram transformações i-na-cre-di-tá-ve-is e contêm até fotos que comprovam o que está sendo falado. E agora, será que dá para confiar? LEIA MAIS Como identificar uma notícia falsa De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, 14% da população brasileira confiam nas notícias que circulam nas redes sociais. LEIA MAIS Você sabe reconhecer os gêneros textuais? Caça-clique, notícias falsas (da expressão em inglês, fake news), opiniões partidárias. O que é o letramento midiático A definição de letramento se resume basicamente à capacidade de ler e escrever. Notícia falsa.
Correntes de WhatsApp. Sátira. Caça-cliques. Opiniões super-partidárias. O impacto das notícias falsas nas eleições. Hunchly - OSINT Software for Cybersecurity, Law Enforcement, Journalists, Private Investigators and more. O usar a extensão da Microsoft que te protege contra sites maliciosos. Extensão para os navegadores Chrome e Firefox desenvolvida pela Microsoft lhe mantém protegido de ameaças em sites maliciosos Ao navegar na internet é necessário tomar alguns cuidados para não ser infectado por vírus e outros tipos de ameaças presentes nela.
Para evitar este tipo de problema existem algumas soluções que podem ser extensões, suítes de segurança e outros itens. Pensando na segurança dos usuários, a Microsoft criou uma extensão, que em conjunto com o Windows Defender é capaz de lhe dar segurança ao navegar em sites potencialmente perigosos. A seguir, veja como usar a extensão da Microsoft para navegar com segurança no Chrome e no Firefox, contando com uma ajuda do Edge. Como funciona Apesar das extensões terem sido desenvolvidas para o Chrome e o Firefox, o processo de abertura dele acontece no Microsoft Edge em uma sandbox, uma espécie de ambiente que não deixa os dados de sua máquina e outras informações serem acessadas.
Instalando a aplicação Pronto!