Processo de alfabetização das turmas da Educação de Jovens e Adultos. O processo de alfabetização das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) está ancorado em práticas indispensáveis de leitura e escrita que também são desenvolvidas com as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Isso não quer dizer que o professor vá trabalhar lançando mão dos mesmos materiais e estratégias com públicos tão distintos. Não faz sentido. Esse é, inclusive, um dos motivos que levam os mais velhos a fracassar e abandonar a escola (leia abaixo os depoimentos de três alunos dessa modalidade). Embora exista uma variedade considerável de bons materiais organizados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelas secretarias estaduais e municipais do país (disponíveis gratuitamente na internet), muitos educadores ainda recorrem aos livros usados pela criançada. Um dos motivos é a falta de formação específica. Joel dos Santos, Geralda Lourenço e Manoel Pinheiro Fotos: Tatiana Reis e Jarbas Oliveira "Adoro ir à biblioteca da escola. 1. 2. 3. 4.
Quer saber mais? EAD: Plataforma de streaming capacita professores para o ensino a distância. Com a expansão da epidemia do novo coronavírus no Brasil e a determinação do fechamento de estabelecimentos de serviços não essenciais em diversas cidades brasileiras, as escolas e universidades, públicas e privadas, fecharam as suas portas e tiveram que, de forma quase forçada, iniciar um novo método de ensino: o EAD (Ensino a Distância).
A legislação atual não permite aulas a distância na educação infantil e no ensino fundamental (do 1º ao 9º ano), sendo permitida a modalidade apenas para até 30% da carga horária do ensino médio em cursos noturnos e 20% nos diurnos, além de 40% da carga horária de cursos presenciais de ensino superior. No entanto, no dia 16 de março, o Ministério da Educação (MEC) autorizou por 30 dias o EAD para todas as etapas, podendo ser prorrogado pelo tempo que durar a situação de emergência de saúde pública. No entanto, a nova realidade pode ser um grande desafio para os professores que não estão totalmente capacitados para as aulas a distância.
Plano de aula de acordo com a BNCC: descubra como desenvolver. Ir para o conteúdo Seus estudos não podem parar.
E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom ESTUDOEMCASA Conteúdo gratuito Categorias Redes Sociais Facebook-f Instagram Youtube Vimeo. Letras: saiba tudo sobre a profissão e veja onde estudar. A Carreira em Letras O profissional formado em Letras é um estudioso do funcionamento da Língua Portuguesa, de idiomas estrangeiros e suas respectivas literaturas.
Quem se forma em Letras pode seguir a carreira acadêmica, tornar-se tradutor, intérprete, pesquisador e muito mais. Vamos conhecer algumas das áreas em que este profissional pode atuar e as principais atividades que desenvolve em cada uma delas: Tradução – Traduz textos em português para outros idiomas ou vice-versa. Pode traduzir desde obras literárias até bulas de remédio.Editoração – Edita textos dos mais variados tipos: obras literárias, acadêmicas, anúncios, etc. Perfil do profissional formado em Letras Gostar de ler e escrever são características essenciais para quem deseja seguir carreira em Letras. Ao estudar um idioma estrangeiro, aprende-se muito sobre a cultura dos povos que falam aquela língua. Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. A Rede Nacional de Formação Continuada de Professores foi criada em 2004 com o objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores e alunos.
O público-alvo prioritário da rede são professores de educação básica dos sistemas públicos de educação. Portal do Professor - MEC. Base Nacional Comum Curricular -BNCC Ministério da Educação. Programa de Mestrado Profissional em Letras - INÍCIO. O Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, aprovado pela CAPES com nota 4, oferecido em rede nacional, é um curso de pós-graduação strito sensu que conta com a participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O programa tem como objetivo, a médio prazo, a formação de professores do ensino fundamental no ensino de Língua Portuguesa em todo o território nacional. O Profletras tem uma área de concentração: Linguagens e letramentos. Etapas do planejamento de ensino. Como ensinar português para estrangeiros - Só Português. A aprendizagem de um idioma diferente é sempre um desafio enriquecedor, sendo que se trata de um processo contínuo que implica horas de estudo e dedicação para a obtenção de resultados satisfatórios. Por se tratar de uma língua clássica, o português é um idioma cujo domínio é um fator de diferenciação, uma vez que possui uma enorme riqueza lexical e é uma língua que ganha importância em escala global nos dias de hoje. 1) Para ensinar a língua portuguesa a cidadãos estrangeiros, procure compreender as suas expectativas para o processo de aprendizagem, uma vez que a adaptação dos conteúdos irá variar entre o desejo de um indivíduo em dominar conversações básicas de uso cotidiano ou alguém que pretende obter fluência para utilização em ambiente de negócios.
Estruture o conhecimento que irá transmitir de forma temática e, sobretudo, em virtude dos objetivos dos seus educandos. Fonte: assimsefaz.com.br Como referenciar: "Como ensinar português para estrangeiros" em Só Português.