background preloader

Recursos para ensinar

Facebook Twitter

Portal do Professor. Recursos Didáticos. Animações Filmes de animação para o trabalho em sala de aula Artigos Artigos, teses, dissertações e monografias para consulta Áudios Acesso a diversos sons relacionados à disciplina de Língua Portuguesa Bibliotecas Bibliotecas do país e do mundo Cadernos Pedagógicos Material didático-pedagógico produzido pela Seed Cadernos Temáticos Material relacionado aos Desafios Educacionais Contemporâneos Cinema Um espaço sobre a sétima arte Datas Especiais Sugestões de recursos e atividades Dicionários Acesso a uma seleção de dicionários on-line Eureka Apostilas e videoaulas do programa Folhas Consulta aos Folhas publicados Gabaritando Enem Materiais elaborados pela Seed voltados para o Enem Fotografia Álbuns de fotos produzidas pela coordenação Multimeios Hinos Hinos e curiosidades relacionadas Imagens Acesso a diversas imagens relacionadas à disciplina de Língua Portuguesa.

Recursos Didáticos

Recursos didáticos e o Ensino de Língua Portuguesa: Possibilidades e limitações ao ensino aprendizagem. Considerando que a aprendizagem é construída durante todo o processo educacional, a criação de situações didáticas e a inserção de metodologias diversificadas, tornam-se, no contexto educacional, essenciais para a construção do conhecimento dos discentes, visto que o atual contexto de produção capitalista, configurado como a chamada era digital, ou sociedade técnica informacional, desencadeia uma série de mudanças na forma da construção do conhecimento, exigindo dos cidadãos o acesso às tecnologias da informação e comunicação e, da Escola, o preparo e/ou qualificação dos alunos quanto ao uso destas tecnologias.

Recursos didáticos e o Ensino de Língua Portuguesa: Possibilidades e limitações ao ensino aprendizagem

Para isso, a utilização dos recursos didáticos, constitui-se como fundamental, apresenta-se como importante ferramenta ao ensino-aprendizagem tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes, no entanto, requer a cuidadosa mediação do professor no tocante ao planejamento e clareza de como a aprendizagem, no sentido do conhecimento cognitivo se efetivará de forma significativa.

Recursos para as aulas on-line : Ensinar Português. Devido ao momento que o mundo inteiro está passando, as aulas presenciais foram transferidas para aulas virtuais ou on-line e muitos professores se perguntam o que fazer nessas aulas.

Recursos para as aulas on-line : Ensinar Português

A primeira dificuldade foi conhecer ou aprender a utilizar plataformas que fazem a interação entre professor e aluno acontecer (Skype, Google Meet, Zoom, Cisco etc.). Passado esse momento, o professor se pergunta como fazer a aula? Se apenas segue o livro, o aluno em sua casa e o professor na dele? Quais atividades fazer? Quais outros tipos de atividades são possíveis de se fazer com o aluno utilizando diferentes recursos? 3 dicas para montar a sua aula de português - Blog da Parábola Editorial. Professor(a), além de ensinar, você deseja surpreender os alunos com uma aula de português diferente que possa ajudá-los na fixação na matéria?

3 dicas para montar a sua aula de português - Blog da Parábola Editorial

Então confira abaixo 3 boas dicas. Utilize recursos diferenciados Hoje, com o mundo digital acessível a todos na palma da mão, crianças, jovens e adultos estão sempre procurando saber o que acontece no mundo on-line e muitas vezes é difícil prender a atenção dentro da sala de estudos. Para que a aula de português seja ainda mais produtiva, a dica é usar outros recursos, como mídias sociais, filmes, dramatizações, músicas, vídeos e outros. Material didático – português para alunos estrangeiros. Apostilas Material didático usado em aulas de Português como língua estrangeira na Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível para uso. Contém material sob copyright original – não pode ser comercializado sob nenhuma forma. Para baixar, clique nos links. Vai abrir uma nova página e é preciso clicar novamente no nome do arquivo (que infelizmente fica bem miudinho, no alto da tela). ple2013 gramática – Apostila inicial, formada com exercícios de fontes diversas e cujo objetivo é iniciar os alunos sem conhecimento prévio da língua. apostila 2014 -Versão 2014 da apostila usada no primeiro semestre da disciplina.

PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS I versão 2015 – material usado no curso para iniciantes. PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS II versão 2015 1 final – material usado no curso para alunos de nível intermediário. O que ensinar em Língua Portuguesa. Até os anos 1970, o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa era comparado a um foguete em dois estágios, como bem pontuam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O primeiro ia até a criança ser alfabetizada, aprendendo o sistema de escrita. Já o seguinte começaria quando ela tivesse o domínio básico dessa habilidade e seria convidada a produzir textos, notar as normas gramaticais e ler produções clássicas. Ensino da Língua Portuguesa (PCN) Desde o início da década de 80, o ensino da língua portuguesa vem sido muito discutido acerca da necessidade de melhorar a educação do país.

Ensino da Língua Portuguesa (PCN)

Uma das maiores dificuldades das escolas é ensinar seus alunos a ler e a escrever, tal barreira reflete num índice de pessoas alfabetizadas não muito favorável. Este obstáculo é encontrado no fim da primeira série do ensino fundamental (alfabetização) e na quinta série do mesmo (ineficiência da linguagem). Através do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), o professor encontra uma espécie de síntese mostrando um possível avanço hoje, comparado a anos anteriores. Nos anos 60, por exemplo, buscava-se no aluno o fracasso escolar; havendo lógica, visto que em parte dos discentes o ensino parecia funcionar. Nos anos oitenta, começava a circular entre os educadores livros e artigos que davam conta de uma mudança no processo de alfabetização: “Como se ensina” e “Como se aprende”.

PRÁTICAS DINÂMICAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (UNIT SE) Aprender a ensinar LP. 3 dicas para engajar os alunos na aula de Português - Portabilis. 5 min de leitura Sabemos que uma grande parcela dos alunos tem dificuldade de aprender Português.

3 dicas para engajar os alunos na aula de Português - Portabilis

Muito pelo seu conteúdo complexo e, por vezes, maçante. O que torna a aula de Português de difícil assimilação. Diante dessa situação, como ensinar e, ao mesmo tempo, engajar os alunos? Prender a atenção de toda a turma não é tarefa fácil. Os fatores que contribuem para a manutenção das aulas no formato tradicional são a sobrecarga de trabalho dos professores com atividades extracurriculares, rigidez das instituições de ensino para a inovação, falta de habilidade com os alunos e o medo de desafios. Além disso, há a falta de recursos, na rede pública, para bancar mudanças significativas. Levando em consideração todos esses limitadores, como tornar as aulas de Português mais atrativas? Em primeiro lugar, o aluno precisa se tornar ativo em seu aprendizado e, para isso, as aulas devem favorecer sua participação nesse formato.

Aprender sobre pontuação, por exemplo, não precisa ser um martírio. Tise2014 submission 187. Livro02.