Carlos Faraco sobre "O Ensino da Língua Portuguesa: Desafios da Diversidade" Carlos Faraco sobre "O Ensino da Língua Portuguesa: Desafios da Diversidade" Breve história do ensino de Língua Portuguesa no Brasil. Os problemas relativos ao ensino de Língua Portuguesa no Brasil vêm de longe.
Para quem não é da área, pode ser surpreendente descobrir que o conhecimento e a formulação dos conteúdos da disciplina só começaram a ser construídos praticamente a partir de meados do século XIX. É verdade que, nos tempos coloniais, os mais privilegiados aprendiam a ler e escrever em português com os jesuítas. Mas, segundo a pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Magda Soares, isso ocorria sem qualquer componente curricular. Tratava-se apenas de um processo de alfabetização, e, uma vez alfabetizado, o aluno passava direto para a aprendizagem da gramática em latim, a partir de livros escritos na Roma Antiga.
Breve história do ensino de Língua Portuguesa no Brasil. Ensino de língua portuguesa: a leitura em destaque. Autor(a): Vanda Maria da Silva Elias. Ensino de língua portuguesa: a leitura em destaque. Autor(a): Vanda Maria da Silva Elias. BNCC na Prática de Língua Portuguesa: como ensinar gramática de forma contextualizada. BNCC na Prática de Língua Portuguesa: como ensinar gramática de forma contextualizada. Desafios do ensino da Língua Portuguesa - Brasil Escola. A língua portuguesa abrange uma variedade tão grande de conteúdos didáticos que, muitas vezes, nem mesmo o professor sabe por onde iniciar seu trabalho.
Redação, leitura, compreensão de textos, tipos de textos, gramática; o que deve ser ensinado primeiro? Como inserir tais conhecimentos em situações reais de utilização da língua materna? Estes e muitos outros questionamentos têm atormentado profissionais de letras de todo o país. O ensino de língua portuguesa: aspectos metodológicos e lingüísticos. O ensino de língua portuguesa: aspectos metodológicos e lingüísticos Rachel Pereira Lima Mestre em Educação pela UFPR.
Professor Adjunto do Dep. de Métodos e Técnicas da Educação da UFPR O presente trabalho prentende apresentar algumas considerações gerais a respeito da ineficácia do ensino da Língua Portuguesa, utilizando-se de estudos teóricos e pesquisas realizadas, a fim de situar a complexidade dos problemas que envolvem tal ensino, focalizando, principalmente, os seus aspectos metodológicos e lingüísticos. [PED] Fundamentos teóricos do ensino da Língua Portuguesa. Língua Portuguesa na BNCC. Português. Estratégias de Ensino para as aulas de Português. Nossa língua é um legado de diversidades múltiplas de linguagem e é dividida em duas partes: a fala e a escrita.
A princípio se definiu a fala como individual, algo próprio, passível de ser moldada, de acordo com os grupos lingüísticos. Já a escrita é social, a fim de termos uma convenção ao escrevermos, algo que será compreendido ao ser lido em todo âmbito social em que a língua é falada. Transposição do Discurso Direto para o Indireto [Prof. Noslen]