background preloader

Língua Portuguesa - Para ensinar.

Facebook Twitter

Conteúdo dedicado ao ensino da Língua Portuguesa.

O que ensinar em Língua Portuguesa. Até os anos 1970, o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa era comparado a um foguete em dois estágios, como bem pontuam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O primeiro ia até a criança ser alfabetizada, aprendendo o sistema de escrita. Já o seguinte começaria quando ela tivesse o domínio básico dessa habilidade e seria convidada a produzir textos, notar as normas gramaticais e ler produções clássicas. PRODUÇÃO E REFLEXÃO (à esq.) Nas situações práticas da análise e construção de textos, os estudantes sistematizam regras. LEITURA DIÁRIA (à dir.) A partir dos anos 1980, o ensino não é mais visto como uma sucessão de etapas, e sim um processo contínuo.

Essa nova concepção apresentava inúmeras diferenças em relação a perspectivas anteriores. Os primeiros anos da disciplina deveriam garantir a aprendizagem da escrita, considerada um código de transcrição da fala. Aqueles que já dominavam essa primeira etapa de aprendizagem passavam para a seguinte. Qual o maior deles? Ensino de Língua Portuguesa. Revista Educação Pública - O ensino de literatura e o uso de recursos tecnológicos no Ensino Médio. Alberto Hércules dos Santos Coelho Barbosa Mestrando em Letras (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), professor da rede estadual do Rio de Janeiro Introdução O ensino de Literatura atual enfrenta pelo menos duas crises no que tange aos seus aspectos prático e pedagógico.

Revista Educação Pública - O ensino de literatura e o uso de recursos tecnológicos no Ensino Médio

No primeiro, ouve-se a pergunta de alunos e professores: “para quê estudamos isso?”. No segundo, mesmo que não se tenha chegado a uma resposta satisfatória para o primeiro, ouvem-se as dúvidas dos docentes: “Como trabalhar? As duas crises representam questões profundas da educação, desde o currículo prescritivo, hierarquia de disciplinas e saberes, orientações legais que nem sempre se coadunam com a prática, dentre outros. Mediante o avanço das tecnologias, o ensino da Literatura nas escolas vem passando por uma crise, ocasionada não só pelas formas de ensino inadequadas, mas também pela proliferação da cultura de massa.

RECURSOS PEDAGÓGICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES PARA LEITURA. Jéssica Casarin Palavras-chave: Literatura, Ensino Médio, Livro didático, PNLD Resumo Este artigo aborda o ensino de literatura brasileira no Ensino Médio e discute a necessidade de analisar os materiais didáticos dessa disciplina.Objetivarefletir sobre os recursos pedagógicos dos livros didáticos disponibilizados pelo PNLD a escolas públicas brasileirasadotadosnas aulas de literatura e discutir sua contribuição para formação leitora.

RECURSOS PEDAGÓGICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES PARA LEITURA

Exemplos de recursos didáticos - Portal Educação. Os recursos didáticos nada mais são do que as ferramentas que o professor utilizará durante todo o ano letivo e pode, muitas vezes, precisar de algumas alterações ou novos utensílios que servirão para o aprimoramento das atividades e aulas realizadas na escola.

Exemplos de recursos didáticos - Portal Educação

Exemplos de alguns dos recursos didáticos: - Quadro Negro, ou branco / Giz, ou canetão / Apagador; - Jornais, cartazes, revistas e livros; - Textos manuais; - Televisão - Aparelho de Som - Aparelho DVD - Filmes em DVD - Filmadora (caso necessite realizar algumas gravações) - Máquina Fotográfica Digital - Computador com projetor - Instrumentos didáticos conforme a disciplina (Ex: química – tubos de ensaio, biologia – microscópio entre outros...) Recursos Didáticos. Animações Filmes de animação para o trabalho em sala de aula Artigos Artigos, teses, dissertações e monografias para consulta Áudios Acesso a diversos sons relacionados à disciplina de Língua Portuguesa Bibliotecas Bibliotecas do país e do mundo Cadernos Pedagógicos Material didático-pedagógico produzido pela Seed Cadernos Temáticos Material relacionado aos Desafios Educacionais Contemporâneos Cinema Um espaço sobre a sétima arte.

Recursos Didáticos

BNCC na Prática de Língua Portuguesa: como ensinar gramática de forma contextualizada. Ensinar português para estrangeiros. Português. Estratégias de Ensino para as aulas de Português. Nossa língua é um legado de diversidades múltiplas de linguagem e é dividida em duas partes: a fala e a escrita. A princípio se definiu a fala como individual, algo próprio, passível de ser moldada, de acordo com os grupos lingüísticos. Já a escrita é social, a fim de termos uma convenção ao escrevermos, algo que será compreendido ao ser lido em todo âmbito social em que a língua é falada.

No entanto, com o passar dos anos, falamos de discursos e tipologia de discurso, ou seja, dos tipos de comunicação existentes. Há tipos de discurso para todas as ocasiões: para conversas formais e informais, com os colegas de sala, com os pais, msn, orkut. Não falamos com o nosso professor assim como falamos com nosso pai, como também não vamos escrever uma carta a um amigo do mesmo modo que se fôssemos escrever ao presidente. A linguagem dos internautas está sendo inserida nas salas de aula, porém de forma errônea, nas redações, por exemplo. Por Sabrina Vilarinho Graduada em Letras.

Material didático – português para alunos estrangeiros. Apostilas Material didático usado em aulas de Português como língua estrangeira na Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível para uso. Contém material sob copyright original – não pode ser comercializado sob nenhuma forma. Para baixar, clique nos links. Vai abrir uma nova página e é preciso clicar novamente no nome do arquivo (que infelizmente fica bem miudinho, no alto da tela). ple2013 gramática – Apostila inicial, formada com exercícios de fontes diversas e cujo objetivo é iniciar os alunos sem conhecimento prévio da língua.