Educador: Orientações para Pais e Professores. Crie seus mapas mentais online - Em qualquer dispositivo. Material didático – português para alunos estrangeiros. Apostilas Material didático usado em aulas de Português como língua estrangeira na Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível para uso. Contém material sob copyright original – não pode ser comercializado sob nenhuma forma. Para baixar, clique nos links. Vai abrir uma nova página e é preciso clicar novamente no nome do arquivo (que infelizmente fica bem miudinho, no alto da tela). ple2013 gramática – Apostila inicial, formada com exercícios de fontes diversas e cujo objetivo é iniciar os alunos sem conhecimento prévio da língua. apostila 2014 -Versão 2014 da apostila usada no primeiro semestre da disciplina.
PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS I versão 2015 – material usado no curso para iniciantes. PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS II versão 2015 1 final – material usado no curso para alunos de nível intermediário. PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS iniciante versão 2015 – material usado no curso para iniciantes. Algumas músicas usadas nas disciplinas: Eu fico assim sem você – Trem das cores – Caetano Veloso. Busca de Planos de Aula. Portal do Professor. Início do Conteúdo Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias.
As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada. Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Participe dessa rede colaborativa! Nesse momento, há 15173 sugestões de aulas e 840 coleções disponíveis. Encontrou algum erro? Deixe sua mensagem para o Portal. Foi detectado que você está utilizando um navegador muito antigo, o que pode acarretar em problemas na visualização e navegação deste site. Por favor, atualize a versão do seu navegador para entrar no portal. Como trabalhar as definições de literatura em sala de aula - Definições valiosas. COMPREENSÃO REAL A turma do Centro Educacional Frei Seráfico estuda literatura usando um jornal literário.
Fotos: Pedro Motta Uma situação paradoxal paira sob as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental: a literatura não tem merecido a devida atenção nas aulas de Língua Portuguesa, embora estudar as questões literárias seja um dos objetivos da disciplina. Às vezes, a garotada até é convidada a ler algumas produções do tipo ou os professores as apresentam em aulas expositivas. Mas é raro encontrar estudantes debruçados sobre textos literários, aprendendo a ler e analisá-los. Com esse quadro, não é de estranhar que, ao perguntar "o que é literatura? " Não faz sentido, portanto, o docente dizer que trabalhou com literatura em sala se não desenvolveu um trabalho para investigar qual a natureza e a função dela. PESQUISA HISTÓRICA Os alunos investigam o cotidiano da cidade no século 19 para entender a literatura da época No entanto, definir o que é literatura não é fácil.
A crônica a serviço da reflexão crítica. Crônica em sala de aula. Há descobrimentos de origens.
Mais belos são os descobrimentos de destinos. Talvez, então, se os políticos por vocação se apossarem do jardim, poderemos começar a traçar um novo destino. Então, ao invés de desertos e jardins privados, teremos um grande jardim para todos, obra de homens que tiveram o amor e a paciência de plantar árvores à cuja sombra nunca se assentariam. (Folha de S. Paulo, Tendências e Debates, 19/05/2000.) 2012 – ano de eleições e para subsidiar a temática da presente discussão ninguém melhor que ele: Rubem Alves.
Dessa forma, caríssimo educador, uma das conquistas de seu trabalho em sala de aula, em especial quando as propostas se pendem para o trabalho com os gêneros, é justamente incitar o posicionamento dos alunos frente a um determinado assunto posto em discussão, abrindo “brechas”, digamos assim, para que o senso crítico, para que o despertar da oralidade, para que o reforçar de um dos papéis desenvolvidos pela escola sejam realmente materializados. Professor usa música para ensinar Língua Portuguesa. Aprenda português com o cinema brasileiro. A língua portuguesa pode ser aprendida em vários meios: com a música, na televisão, em casa com os pais e familiares, na escola com os professores e colegas e também com filmes!
Isso mesmo! Os dois assuntos são muito ricos: falar da sétima arte já é uma ciência em si. Falar da língua portuguesa também é um tema para a vida inteira. E falar dos dois ao mesmo tempo? Parece demais? Não, é sempre bom lembrar que o cinema é uma linguagem assim como o português. Mas também nunca é demais de enfatizar que o cinema é uma arte. Então, vamos falar de alguns filmes que marcaram o cinema brasileiro e que podem nos ensinar algumas coisas sobre a língua portuguesa. Cinema Novo: denunciar uma realidade A primeira corrente cinematográfica brasileira, o cinema novo teve muita influência do neorrealismo italiano e da nouvelle vague francesa. As duas correntes estrangeiras começaram a tratar de assuntos simples nas telas como o cotidiano, a vida das famílias pobres, a realidade social das pessoas etc.