História
O Ministério da Educação foi criado em 1930, logo após a chegada de Getúlio Vargas ao poder. Com o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública, a instituição desenvolvia atividades pertinentes a vários ministérios, como saúde, esporte, educação e meio ambiente. Até então, os assuntos ligados à educação eram tratados pelo Departamento Nacional do Ensino, ligado ao Ministério da Justiça. Em 1932, um grupo de intelectuais preocupado em elaborar um programa de política educacional amplo e integrado lança o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, redigido por Fernando de Azevedo e assinado por outros conceituados educadores, como Anísio Teixeira. O manifesto propunha que o Estado organizasse um plano geral de educação e definisse a bandeira de uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita. Nessa época, a igreja era concorrente do Estado na área da educação.
eBook Reader
Por Gabriela Dias | Publicado originalmente em PublishNews | 19/03/2014 Para quem, como eu, esperava que a grande novidade desse início de ano fosse o edital do PNLD 2016, o acordo MEC-Amazon para a distribuição de livros didáticos digitais caiu como uma bomba – daquelas bem indigestas. Segundo nota divulgada esta semana pela própria Amazon, o acordo envolve “conversão digital e distribuição de mais de 200 livros didáticos em tablets” e “tecnologia da Amazon para gerenciar e distribuir esse catálogo de livros para professores do ensino médio de escolas públicas”.
Edupunk
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Edupunk (2008-2011) é uma abordagem para o ensino e a aprendizagem de práticas que resultam de um faça você mesmo (DIY) attitude.[1] [2] O New York Times define como "uma abordagem de ensino que evita ferramentas tradicionais como PowerPoint e Blackboard, e em vez disso pretende trazer a atitude rebelde e D.I.Y. ethos of ’70s bands like The Clash à sala de aula.
WebQuest
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. WebQuest (do inglês, pesquisa, jornada na Web) é uma metodologia de pesquisa orientada para a utilização da internet na educação, onde quase todos os recursos utilizados para a pesquisa são provenientes da própria web[1] compreendendo assim uma série de atividades didáticas de aprendizagem que se aproveitam da imensa riqueza de informações do mundo virtual para gerar novos conhecimentos. Trata-se de uma proposta feita em 1995 pelo professor Bernie Dodge, da Universidade de San Diego, com a participação do seu colaborador Tom March. Elaboração[editar | editar código-fonte] Geralmente a webquest é elaborada por um professor com questões para serem solucionadas pelos alunos de ensino fundamental, médio ou superior.
700 cursos on-line gratuitos nas melhores universidades do mundo
“Conheça 700 cursos gratuitos na internet, desenvolvidos pelas melhores universidades do mundo, numa seleção realizada pelo site Universia e compilada pelo Catraca Livre. Para aprofundar a experiência, clique aqui e veja as aulas, também abertas, da USP, Unicamp, PUC, Unesp e FGV. E não … “Conheça 700 cursos gratuitos na internet, desenvolvidos pelas melhores universidades do mundo, numa seleção realizada pelo site Universia e compilada pelo Catraca Livre. Para aprofundar a experiência, clique aqui e veja as aulas, também abertas, da USP, Unicamp, PUC, Unesp e FGV.